Categorias: Nas Notícias

Saúde: Composição das bactérias no intestino muda quando falham as defesas

Uma equipa de cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) descobriu que, se as defesas do organismo falharem, a composição das bactérias do intestino muda. Essa alteração, que é imprevisível, deve ocorrer para que o tratamento tenha em conta uma eventual inflamação intestinal.

Os investigadores analisaram como a bactéria E. coli, que se encontra no intestino, evolui em ratinhos saudáveis e em ratinhos com uma mutação genética: a ausência de linfócitos, os glóbulos brancos do sistema imunitário, cuja função é proteger o organismo de doenças.

“Enquanto em animais saudáveis são observadas rápidas adaptações metabólicas à dieta” alimentar, explicou o IGC, “as mudanças são mais lentas em ratos onde o sistema imune não funciona corretamente”.

No mesmo comunicado, o instituto salientou que é “difícil prever o curso da evolução das bactérias” nos animais doentes.

A imprevisibilidade da evolução das bactérias, segundo João Batista (estudante de doutoramento e primeiro autor do estudo), citado na nota do IGC, deve-se às “mudanças na composição da comunidade de bactérias do intestino”, que é “bastante mais diversificada em animais com um sistema imune comprometido”.

Já a composição de bactérias no intestino “é mais semelhante” em animais “com um sistema imune saudável”, pelo que a evolução é mais previsível.

Isabel Gordo, outra das investigadoras, referiu que “o uso de terapias generalistas para tratar pessoas que sofrem de patologias intestinais, resultantes de um sistema imunitário deficiente, como é o caso da doença inflamatória do intestino, pode não ser a melhor abordagem”.

A cientista do Laboratório de Biologia Evolutiva do IGC defendeu, em declarações à Lusa, uma alternativa baseada em tratamentos personalizados, que “tenham em conta a composição de bactérias do intestino de cada pessoa”.

O próximo passo da investigação, cujos resultados foram publicados na revista Nature Communications, será testar, em ratinhos, alterações genéticas semelhantes à dos humanos com doença inflamatória do intestino e verificar o comportamento das bactérias.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias