Mundo

Com saudação nazi, Anders Breivik abre processo contra…. A Noruega

breivik

Lembra-se de Anders Breivik? O terrorista regressou a tribunal para processar o Estado da Noruega, alegando tratamento desumano na prisão. A revelação foi feita após Breivik cumprimentar os presentes com um gesto que nele é habitual: a saudação nazi.

O extremista de direita que matou 77 pessoas, no duplo atentado (em Oslo e na ilha de Utoya) de 2011, voltou hoje a tribunal para processar a Noruega por… tratamento desumano.

De acordo com Anders Breivik, que cumpre uma pena de 21 anos de prisão (prorrogáveis de forma indefinida), a forma como é tratado no estabelecimento prisional (de segurança máxima) é “uma tortura”.

Os advogados do preso acusam as autoridades norueguesas de violarem duas cláusulas da Convenção Europeia de Direitos Humanos, as quais proíbem “o tratamento ou punições desumanas e degradantes” de qualquer pessoa, mesmo que sob detenção.

Ao entrar para a audiência, no momento em que se viu liberto das algemas, o terrorista virou-se para os jornalistas e, sem dizer uma palavra, levantou o braço e a mão direitos, na já habitual (nele) saudação nazi.

Recorde-se que Anders Breivik foi o responsável por um atentado à bomba em Oslo, junto à sede do Governo norueguês, e por um tiroteio a um acampamento de jovens, na ilha de Utoya.

Nesse duplo atentado, a 22 de julho de 2011, morreram 77 pessoas, na sua maioria jovens que participavam num acampamento da Juventude Trabalhista.

Em destaque

Subir