Tecnologia

Saturno tem uma lua com lagos tropicais de metano e hidrocarbono

lago_lua_saturnoSe o Homem já andou na lua da Terra, por que não sonhar com um mergulho numa lua de Saturno? Analisando umas imagens obtidas em 2005, uma equipa de investigadores concluiu que Titã tem lagos tropicais: o problema para os banhistas é ter metano e não água.

Um pequeno passo para o Homem, um grande mergulho para a investigação espacial. Um grupo de investigadores revelou hoje, nos EUA, que em Titã, a maior das luas de Saturno, terá lagos tropicais, formados por metano e com a presença de hidrocarbono. O estudo é polémico porque veio contrariar a ideia de que o sol faria evaporar o metano.

A descoberta surgiu com as análises das imagens recolhidas pela sonda Huygens, comparadas com as que em 2005 foram registadas pela sonda Cassini. A presença de áreas escuras na lua Titã pode ser uma luz na compreensão do ciclo de metano, um gás que só seria expectável encontrar nos polos lunares, dada a evaporação provocada pela energia solar. “A descoberta é totalmente inesperada porque esses lagos não são estáveis em latitudes tropicais”, confessou uma das investigadoras envolvidas.

A confirmar-se a existência destes lagos, no subsolo deverão estar depósitos consideráveis de metano, ‘abastecendo’ a superfície e compensando a evaporação existente.

Em destaque

Subir