Tecnologia

Satélite da NASA vai cair do céu; Europa pode ser atingida

Agência espacial norte-americana (NASA) diz estar preocupada com os destroços do satélite Upper Atmosphere Research Satellite (UARS). Aparelho foi enviado para o espaço em 1991 para recolher dados atmosféricos.

Pedaços do satélite UARS vão cair na terra em finais de setembro ou princípios de outubro. O aparelho encontra-se no espaço há 20 anos. Foi enviado pela NASA em 1991 para recolher dados sobre mudanças atmosféricas do nosso planeta.

Esta não é contudo a primeira vez que tal acontece. Segundo a Agência Espacial Norte-americana, há muito tempo que caem objetos provenientes do espaço. No entanto, a NASA mostra-se preocupada devido aos locais onde estão previstos caírem pedaços do UARS, uma área de cerca de 800 quilómetros.

Segundo DN, a zona a sul da Noruega faz parte das probabilidades. Os responsáveis pela agência dizem no entanto que a probabilidade de qualquer parte do satélite atingir uma pessoa é de 3200 para um.

No total, o satélite pesa cerca de seis toneladas. Grande parte será contudo destruída pela atmosfera que reduzirá para 500 quilos os pedaços que podem atingir o planeta Terra.

Em destaque

Subir