Mundo

Eleições: Sarkozy no debate do tudo ou nada diante de um Hollande confiante

sarkozy_hollandÉ o debate do tudo ou nada para o canditato socialista e o Presidente. Nicolas Sarkozy tenta eliminar a desvantagem (das sondagens e das expectativas) para François Hollande, adversário nas Presidenciais de França. A quatro dias das eleições, Hollande e Sarkozy tentam cativar o voto do eleitorado indeciso.

O Presidente e recandidato Nicolas Sarkozy tem hoje, no debate televisivo, a derradeira grande oportunidade para combater o favoritismo de François Hollande, candidato socialista que venceu a primeira volta das Presidenciais e apresenta outra vantagem: os números das sondagens colocam-no à frente, nesta disputa eleitoral.

Em vésperas da segunda volta das eleições, que se disputa já no domingo, François Hollande e Nicolas Sarkozy tentam captar o eleitorado, sobretudo, de Marine Le Pen, candidata que na primeira volta alcançou um enorme resultado de 18 por cento: cerca de 6,5 milhões de votos.

Sarkozy sabe que aqui pode encontrar a sua salvação, para evitar o facto histórico de ser o primeiro Presidente francês a perder uma reeleição. Mais do que Hollande, Nicolas Sarkozy precisa de vencer o debate, sob pena de cair, perante o candidato socialista.

Do outro lado, François Hollande tem a tranquilidade da vantagem que as sondagens lhe conferem, além de representar uma rutura com o passado recente, numa França que pretende essa rutura – o que está bem expresso na enorme votação de Le Pen e na própria derrota de Sarkozy.

O debate de hoje será por isso fundamental para definir o rumo da França. A partir das 21h00, discute-se o futuro do país e o futuro da Europa. Hollande, de acordo com o sorteio, dá início às hostilidades, para reforçar os 28,6 por cento de votos da primeira volta, que foram fortalecidos com a campanha. Nicolas Sarkozy, com 27,7 por cento, está na iminência da derrota.

Este debate é o evento mais importante da reta final para a segunda volta das Presidenciais francesas. A estratégia de Sarkozy em captar os votos da extrema-direita de Marine de Le Pen não está a produzir frutos. E o anúncio de voto em branco de Marine não veio ajudar.

Uma nova sondagem sobre a intenção de voto dos franceses na segunda volta das eleições presidenciais em França – realizada após o debate televisivo entre os dois candidatos – coloca Sarkozy mais longe de François Hollande.

De acordo com esta auscultação, 54,5 por cento dos eleitores afirma que irá votar em François Hollande, sendo que 45,5 por cento aponta Nicolas Sarkozy como seu preferido.

Em destaque

Subir