Tecnologia

Sapos podem prever terramotos dias antes

sapo_1Uma equipa de investigadores estudou durante anos um fenómeno ocorrido em 2009, em Itália, em que um enorme grupo de anfíbios abandonou um lago dias antes de um sismo acontecer.

Os sapos podem ser os animais com maior capacidade para preverem tremores de terra. Esta é para já uma hipótese de um estudo de uma Universidade britânica em parceria com a Agência Espacial Norte-americana (NASA).

Em causa está um acontecimento que antecedeu por dias o sismo ocorrido em L’Aquila, Itália, em abril de 2009. Dias antes da tragédia, um grupo de sapos abandonou subitamente um lago situado a cerca de 75 quilómetros do epicentro. Apenas passadas as réplicas, os anfíbios voltaram à água.

“Em três dias, o lago ficou sem os 96 sapos”, afirma Rachel Grant, bióloga na Universidade Aberta, no Reino Unido.

A explicação está em possíveis alterações químicas na água, devido a partículas libertadas por rochas sob grande pressão. Estas mesmas partículas podem tornar a água de um lago perigosa para os animais aquáticos.

Para Friedemann Freund é cedo para tirar conclusões: “Estamos ainda a estudar o acontecimento. Caso virmos que os sinais são iguais, então aí sim descobriremos algo”, afirma o geofísico da NASA.

Em destaque

Subir