Mundo

São refugiados mas têm jóias? A Dinamarca quer ficar com elas

refugiados v2Quem pedir asilo à Dinamarca pode ficar sem as jóias e outros objetos de valor. Em janeiro, os deputados vão votar uma proposta de lei para confiscar os bens necessários ao ‘pagamento’ das despesas dos refugiados enquanto estes forem acolhidos pelo país.

A proposta de Sören Pind, o ministro da Justiça e da Integração, não tardou a gerar indignação junto de alguns setores da sociedade.

“Eu estou a falar sobre uma situação em que há objectos pessoais de valor significativo, mas nenhum valor sentimental”, explicou o governante, quando entrevistado num canal estatal: “Eu estou a falar sobre uma situação em que um homem vem com uma mala cheia de diamantes e pede protecção na Dinamarca. Entendo que é justo”.

A proposta de lei diz que as autoridades poderão confiscar aos requerentes de asilo dinheiro e bens de valor, como jóias, para ‘compensar’ os custos com o acolhimento dado pela Dinamarca.

Se for aprovada, a medida vai permitir que as autoridades revistem as bagagens e a roupa dos requerentes de asilo mesmo que já tenham entrado no país e estejam a aguardar a aprovação do processo.

Sören Pind revelou ainda que ‘só escapam’ os objetos de grande valor sentimental, como alianças de casamento ou anéis de noivado, desde que o valor financeiro não seja assim tão elevado…

Curiosamente, este foi um dos argumentos usados por um outro ministro, o dos Negócios Estrangeiros, para criticar a proposta.

“Não devíamos arrancar as alianças de casamento dos dedos de quem procura asilo na Dinamarca”, escreveu Kristian Jensen no Twitter.

Objetos que façam parte do ‘nível de vida médio’ de uma pessoa, como um relógio ou um telemóvel (não muito avançado), também não poderão ser confiscados.

Segundo os jornais dinamarqueses, a proposta de lei deverá ser aprovada, uma vez que tem crescido o sentimento contra o acolhimento de refugiados.

De acordo com os dados do Serviço de Imigração dinamarquês, o número de requerentes de asilo duplicou de 2013 para 2014, passando de 7557 para 14.815.

Em destaque

Subir