Cultura

São quatro os filmes de animação que ainda este ano chegam aos cinemas

Vão estrear, até ao final do ano, quatro filmes de animação. O género tem sido um dos mais bem sucedidos nos cinemas em 2015, 1,9 milhões de espectadores e gerando nove milhões de euros de bilheteira.

Esta quinta-feira estreia ‘O Principezinho’, de Mark Osbourne, inspirado no livro homónimo de Antoine de Saint-Exupéry, o clássico da literatura para crianças e jovens que entrou este ano no domínio público, pois foi publicado nos anos 1940.

‘O Principezinho’, cuja primeira exibição foi no Festival de Cannes, cruza as personagens do livro de Saint-Exupéry com a história de uma menina prodígio que conhece um antigo piloto de aviões.

A versão portuguesa conta, entre outras, com as vozes de Rita Blanco, Paulo Pires, Joana Ribeiro e Rui Mendes.

Como vêm aí as férias escolares de Natal, as distribuidoras reforçam as estreias de filmes para os mais novos.

Assim, a 10 de dezembro estreia ‘Hotel Transilvânia 2’, uma comédia de Genndy Tartakovsky protagonizada por um Drácula que é o dono de um hotel para todos os monstros e vilões das histórias.

No dia 17 chega aos cinemas ‘Muito à frente – Uma comédia pré-histórica’, a produção franco-italiana realizada pelo ator e humorista Jamel Debbouze, que versa sobre a evolução da espécie humana.

Como adaptação livre do romance ‘Por que comi o meu pai?’, de Roy Lewis (de 1960), o filme conta a história de Eduardo, o filho do rei dos símios que foi enjeitado pelo pai e tem de sobreviver longe da família, acabando por concretizar algumas das maiores conquistas do Homem, como o controlo do fogo e a domesticação de animais.

Mesmo na véspera do Natal, dia 24, estreia ‘Snoopy e Charlie Brown: Peanuts – O Filme’, de Steve Martino.

A longa-metragem, em 3D, conta com argumento de Craig Schulz e Brian Schulz, filho e neto de Charles Schulz, o autor norte-americano que em 1950 criou as personagens de banda desenhada Charlie Brown, Lucy, Snoopy, Linus e Schroeder.

Segundo as estatísticas do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) contabilizadas até novembro, o filme mais visto em 2015 pelos portugueses foi a animação ‘Mínimos’, com personagens que ganharam protagonismo depois terem aparecido pela primeira vez numa outra animação, ‘Gru, o mal disposto’.

O filme, de Pierre Coffin e Kyle Balda, somou mais de 936 mil espectadores e 4,7 milhões de euros de bilheteira.

Entre os 40 filmes com mais espectadores e receita bruta de bilheteira estão vários filmes de animação: ‘Divertida-mente’, ‘Home: A minha casa’, ‘Sponge Bob: Esponja fora de água’, ‘A Ovelha Choné’ e ‘Big Hero 6: Os novos heróis’.

Só estes seis filmes somaram 9,8 milhões de espectadores e 1,9 milhões de euros de receita de bilheteira.

Neste ano estrearam ainda outros filmes de animação, a pensar nos mais novos: ‘Lendas de Oz: O regresso de Dorothy’, ‘Mune – O guardião da Lua’, ‘Abelha Maia – O Filme’ e ‘A viagem de Arlo’, a mais recente produção da Pixar e que estreou na semana passada.

Em destaque

Subir