Mundo

São freiras e lésbicas. E acabaram de casar

A cidade italiana de Pinerolo, perto de Turim, acolheu uma cerimónia pouco comum: o casamento de duas freiras lésbicas. Isabel e Federica renunciaram à Igreja, em nome da paixão, oficializada numa união civil.

“Deus quer que as pessoas sejam felizes e que vivam o amor, à luz do Sol”, sustentou Isabel, em declarações ao jornal La Stampa.

Isabel e Federica, duas freiras franciscanas, casaram nesta quinta-feira, renunciando aos votos, por amor.

Conheceram-se durante uma visita pastoral, há três anos, e aproximaram-se, durante uma missão realizada num centro de reabilitação de toxicodependentes.

Tomaram uma decisão corajosa, ao assumir a homossexualidade. Mas foram mais longe: avançaram para o casamento, o que dificultou o desejo de privacidade. O casamento destas duas freiras tornou-se mediático, não só em Itália, como em todo o mundo.

O sacerdote Franco Barbero (ex-comungado, precisamente por ser um defensor do casamento gay) presidiu à cerimónia de união civil. Barbero elogia a “coragem” das duas irmãs.

Apesar de renunciarem aos votos, e de se manterem firmes sobre a visão da Igreja relativamente à homossexualidade, as duas freiras mantêm a fé católica.

“Pedimos à Igreja que aceite todas as pessoas que se amam”, argumentou Federica, antecipando as reações controversas que esta união certamente vai suscitar.

Em destaque

Subir