Categorias: EconomiaNas Notícias

Santos Silva considera que adesão à cooperação com a “nova rota da seda” reforça estratégia europeia

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, considerou hoje que a adesão de países como Portugal à cooperação com a estratégia denominada como a nova rota da seda reforça a estratégia europeia.

O governante, que falava na conferência “O Futuro de Macau na Nova China”, organizado pela Agência Lusa, que está a decorrer no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, destacou as conclusões da cimeira entre a União Europeia (UE) e a China, na semana passada em Bruxelas.

Destacou as conclusões da cimeira e sublinhou a denominada coordenação da estratégia para a conectividade euro-asiática definida pelos europeus e a nova roda da seda implementada pela República Popular da China.

“Queria chamar a atenção para isto para dizer que este mesmo elemento foi consagrado no memorando de entendimento” celebrado no final do ano passado entre os governos português e chinês, “nos termos do qual Portugal adere à cooperação com a nova rota da seda, ciente que essa cooperação significa cooperação da nossa estratégia de conectividade e a estratégia de conectividade da República Popular da China”, apontou o ministro.

“Este ponto é muito importante porque algumas almas menos conhecedoras deste processo pensam que a adesão de países europeus à nova roda da seda se destina a enfraquecer a estratégia europeia”, considerou.

Ora, “o que eu digo é que a adesão de países como Portugal à cooperação com a estratégia conhecida por nova rota da seda tem como objetivo reforçar a estratégia europeia e, sobretudo, reforçar a ligação entre o que nós próprios fazemos para melhorar as comunicações e transportes entre o nosso continente e o continente asiático, e o que a República Popular da China está a fazer para melhorar as comunicações entre o continente asiático e o continente europeu”, salientou Augusto Santos Silva.

O governante salientou que Portugal se “revê inteiramente” nas conclusões fundamentais da recente cimeira entre a UE e a China.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Exportações

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias