Abençoado iPad! O gadget que o Papa Francisco doou para um leilão com fins solidários, realizado no Uruguai, foi vendido por cerca de 28 mil euros. O valor será aplicado na Escola Secundária Francisco de Paysandu.
A internet pode ser “uma bênção de Deus”, mas o Papa Francisco é “um desastre” a trabalhar com as novas tecnologias. Feita a confissão, o sumo pontífice optou por doar um iPad que tinha recebido.
O tablet foi entregue ao padre Gonzalo Aemilius com um requisito: “Faça algo de bom com ele”.
E o padre uruguaio assim o fez. O ‘iPad papal’ acabou por chegar às mãos da Castells, uma casa de leilões em Montevideu, a capital do Uruguai.
De acordo com a empresa, citada pela Reuters, o gadget foi a leilão na noite de terça-feira e os lances foram subindo até que um telefonema terminou com a licitação: um anónimo ofereceu cerca de 28 mil euros, valor que ninguém superou.
Como pormenor, saliente-se que o iPad tem uma inscrição personalizada, nas costas. Em italiano, está gravado o seguinte texto: “Sua Santidade Francisco. Serviço Internet Vaticano. Março 2013”.
Um certificado assinado por Fabian Pedacchio Leaniz, o secretário pessoal do Papa, assegura a autenticidade do tablet, que vem ainda acompanhado por um teclado preto da Logitech.
O valor arrecadado com a venda do iPad será doado à Escola Secundária Francisco de Paysandu, conhecida no Uruguai pelo trabalho que tem feito junto dos alunos mais carenciados.
Recorde-se que não é a primeira vez que Francisco, um crítico assumido do pecado ocidental da ganância, doa um objeto pessoal para fins solidários. Lembra-se da moto que o Papa recebeu durante uma concentração de Harley-Davidsons no Vaticano? Rendeu quase 240 mil euros para obras de caridade.