Categorias: Nas Notícias

Santana Lopes: “Não sou como Marcelo, não fabrico candidatos” a Belém

Santana Lopes assina um artigo de opinião no Jornal de Negócios onde o antigo primeiro-ministro afasta a hipótese de ser candidato à Presidência da República. Aponta o nome de Braga da Cruz como o homem com o perfil ideal para Belém, mas rejeita entrar no debate. “Não, eu não sou Marcelo Rebelo de Sousa, não tenho essa vocação para fabricar candidatos”, escreve.

O artigo de opinião com o título ‘Presidência da República e o sonho de uma tarde de Outono’, que Pedro Santana Lopes assina no Jornal de Negócios, na edição desta quinta-feira, é uma posição clara do social-democrata: não será candidato a Belém, nas próximas Presidenciais.

Santana Lopes tem sido um nome aventado para o cargo, além de outros nomes da esfera social-democrata, como Marcelo Rebelo de Sousa e Durão Barroso. Mas o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa coloca-se desde já fora da corrida.

Aponta dois nomes, para o mais alto cargo da nação. “Manuel Braga da Cruz, em minha opinião, além de Jorge Miranda, é a pessoa que melhor pensa o sistema de Governo português”, defende Pedro Santana Lopes. Mas não aceita “fabricar candidatos”.

“Estou com isto a dizer que Manuel Braga da Cruz deve ser o próximo Presidente da República, ou candidato ao mais alto cargo da nação? Não, eu não sou Marcelo Rebelo de Sousa, não tenho essa vocação para fabricar candidatos”, sustenta.

Santana escreve ainda que Marcelo Rebelo de Sousa “é primeiro e mais convicto interessado na matéria”, o que é comprovado por, “há anos” e “ciclicamente” “não perder “oportunidade de deambular sobre o assunto”.

O antigo primeiro-ministro faz uma alusão à “lista de pessoas já conhecidas” que são apontadas como possíveis candidatos à ‘sucessão’ de Cavaco Silva. E não só no universo social-democrata, mas também da esfera socialista, “como António Guterres, António Costa, Durão Barroso, eu próprio, José Sócrates, além como é claro, do ‘grande agitador’ do tema em análise, o mais comentador dos comentadores portugueses”: Marcelo Rebelo de Sousa.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

13 de maio, nasce o médico e investigador Georgios Papanicolaou

No dia 13 de maio de 1883, nasce Georgios Papanicolaou, médico e investigador grego que…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias