Categorias: Economia

Santa Sé dita o ‘milagre’ da extinção de dois feriados religiosos por apenas cinco anos

O Governo conseguiu abolir dois feriados religiosos – o Corpo de Deus e o Dia de Todos os Santos –, mas foi obrigado a ceder à “vontade da Santa Sé”. Segundo o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, a extinção será válida durante apenas cinco anos.

A afirmação foi feita após o ministro ser questionado sobre a notícia, hoje confirmada pelo Governo, de que a partir de 2013 ficam suspensos durante cinco anos

Os feriados religiosos do Corpo de Deus, no domingo imediato à primeira quinta-feira decorrida 60 dias após a Páscoa, e do Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, vão ser extintos durante cinco anos. O Governo anunciou hoje ter chegado a acordo com o Vaticano sobre quais os dias santos a abolir, mas foi obrigado a um compromisso: em 2018, ambos os dias voltarão a ser feriados.

Coube ao ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, explicar que a aplicação da medida durante cinco anos serviu para cumprir “a vontade da Santa Sé”, sendo então confrontado com a extinção de dois feriados civis, para os quais não há prazo de validade: a partir do momento em que sejam abolidos, não voltarão a ser celebrados.

“O Governo, nos últimos meses, fez um grande esforço de diálogo, tanto com os parceiros sociais como com a Santa Sé. Fizeram-se as diligências e negociações necessárias para que possamos eliminar e reduzir o número de feriados – dois civis e dois religiosos –, como está no acordo de Concertação Social. Agora foi o culminar dessas negociações e já tivemos um parecer da Santa Sé sobre essa questão”, respondeu o ministro.

O prazo ditado pelo Vaticano coincide, em grande parte, com o calendário que o Governo havia definido para os cortes dos subsídios de férias e de Natal, para os quais existe a promessa dum retorno gradual entre 2015 e 2018. “Não tem nada a ver uma questão com a outra. Rigorosamente nada. Foi uma questão das negociações com a Santa Sé, em que foi estabelecido que dentro de cinco anos se irá revisitar esta questão, só isso”, alegou Álvaro Santos Pereira, sublinhando que “foi a vontade da Santa Sé” a determinar essa decisão.

Num comunicado conjunto, os Ministérios da Economia e do Emprego e dos Negócios Estrangeiros justificaram a extinção de quatro feriados, a partir de 2013, com a necessidade de ir “ao encontro do melhor planeamento dos calendários das famílias e das empresas no corrente ano”, reforçando: “na base deste compromisso encontra-se a preocupação de acompanhar, por esta via, os esforços de Portugal e dos portugueses para superar a crise económica e financeira que o País atravessa. Ficou, portanto, estabelecido que no final do período de cinco anos a República Portuguesa e a Santa Sé reavaliarão os termos do acordo”.

No Porto, onde ia jantar num encontro promovido pela Confederação Empresarial de Portugal e pela Confederação Espanhola de Organizações Empresariais, motivado pela iminente Cimeira Luso-Espanhola, Álvaro Santos Pereira aditou outro argumento: “a ideia é trabalharmos mais e melhor para termos um país cada vez mais a produzir riqueza, um país cada vez mais a criar emprego e certamente um país mais competitivo”.

O problema é que o ministro não sobre precisar as vantagens para a economia da extinção de quatro feriados, da “redução do número de pontes e da redução da majoração do número de férias”, respondendo apenas possuir “vários estudos que apontam os efeitos que tem na atividade económica”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias