Nas Notícias

Santa Maria investe 10 milhões de euros nos serviços de cirurgia plástica e queimados

Contactada pela agência Lusa, uma fonte do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) adiantou que as obras vão “começar o mais breve possível”, a começar pelo Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte), uma vez que o investimento de 738 mil euros já foi autorizado pela secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, na passada quarta-feira.

“O Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte) vai ser remodelado, pretendendo, assim melhorar a sua capacidade cirúrgica e de resposta com excelência à sua elevada procura”, anuncia o centro hospitalar em comunicado.

Em 2017, o Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva realizou perto de 20 mil consultas e 3.800 cirurgias, tendo passado pelo internamento 937 doentes, valores que superaram os obtidos em 2016, sobretudo pelo aumento da Cirurgia de Ambulatório, adianta o CHLN.

No novo espaço, o internamento contará com quartos com menos camas para maior conforto dos utentes, uma vez que todos os quartos terão casa de banho privativa e existirá também um quarto que poderá servir para isolamento.

Segundo o CHLN, o objetivo desta remodelação é “continuar o processo de diferenciação setorial, designadamente desenvolvendo as áreas de cirurgia craniofacial, máxilo-facial e de reconstrução cirúrgica da cabeça e pescoço e mama”, procedimentos de “elevada complexidade e excelência clínica”.

Além desta remodelação, o centro hospitalar projeta um investimento de cerca de 10 milhões de euros em “áreas sensíveis da Cirurgia Plástica e Medicina Intensiva”, designadamente na Unidade de Queimados, em que o objetivo é aumentar a dotação de camas.

A atual estrutura assistencial de cuidados especiais de queimados é composta por cinco camas e apresenta uma taxa de ocupação de 85 por cento, sendo que em grande parte do ano o CHLN não tem capacidade de resposta para solicitações exteriores.

Esta requalificação da Unidade de Queimados, estimada em seis milhões de euros, pressupõe a sua relocalização para o piso 2, permitindo ampliar os serviços e a capacidade para 16 camas, numa área com geometria adequada e no perímetro dos Cuidados Intensivos e da Urgência Central.

No Serviço de Medicina Intensiva, o objetivo é aumentar para 25 o número de camas de cuidados intensivos numa área com “geometria adequada, contígua ao Serviço de Urgência, melhorando a assistência ao doente crítico no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte”, um investimento orçado em cerca de quatro milhões de euros.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias