Tecnologia

Samsung regista patente para carregar baterias em apenas 12 minutos

As baterias sempre foram o ponto fraco dos dispositivos móveis, principalmente dos smartphones. São estas que ainda ficam aquém das espectativas dos consumidores quando comparadas com o restante hardware dos dispositivos.

A Samsung estará a desenvolver uma bateria em grefeno que se recarrega em apenas 12 minutos, com maior autonomia e com ciclos de carga muito maiores que as tradicionais baterias.

A patente foi registada na Coreia do Sul e nos Estados Unidos e dá conta de uma bateria desenvolvida com esferas de grafeno. Esta matéria é conhecida, sobretudo, pela sua durabilidade e resistência.

O grafeno, como condutor de eletricidade, tem a capacidade de mover elétrons 140 vezes mais rápido que o silício, o que o torna numa excelente alternativa aos materiais usados no desenvolvimento das baterias que conhecemos hoje.

Para além do carregamento muito mais rápido do que as baterias atuais, que pode ser efetuado em apenas doze minutos, o grafeno garante mais ciclos de carga do que as baterias atuais, o que lhe dará, à partida, um ciclo mais longo de vida.

“Isso é excelente e tem várias aplicações em potencial, mas levará muito tempo para que as baterias baseadas em grafeno sejam produzidas em massa. O importante é quem poderá comercializá-las primeiro”, comentou Kim Young-woo, analista, ao Financial Times.

Apesar de ter a patente já registada e ter feito os primeiros testes, isto não passa, por enquanto, de uma mera hipótese. E, como refere este analista, o desenvolvimento prático da mesma poderá levar algum tempo até ser comercializada.

Não deixa de ser interessante ver que a sul-coreana mostra preocupação com este quesito dos dispositivos móveis e trabalha no sentido de os melhorar.

Em destaque

Subir