Tecnologia

Samsung: Processadores Exynos têm melhor desempenho que os Snapdragon

Com a chegada de novos smartphones ao mercado, é inevitável falar dos seus componentes e fazer as devidas comparações, ou não fosse isso determinar o desempenho de cada um deles.

No caso concreto da Samsung, estas comparações acabam por ser mais interessantes (e até intrigantes), uma vez que a sul-coreana usa dois processadores diferentes no mesmo modelo de smartphone, consoante o mercado.

É sabido que o Galaxy S7 tem dois processadores diferentes: o Snapdragon para o mercado europeu e americano, e o Exynos (processador da própria Samsung) para o mercado asiático.

Se já sabíamos que o Exynos 8890 tinha melhor desempenho que o Snapdragon 820, processadores presentes no Galaxy S7 e S7 EDGE, agora ficamos a saber o mesmo sobre o Galaxy S8.

Segundo um teste do Geekbench, o Galaxy S8 com o processador Exynos 8895 mostra ter um melhor desempenho do que o mesmo modelo com o Snapdragom 835, o novo topo de gama da Qualcomm.

À semelhança do que aconteceu com o Galaxy S7, onde o Exynos 8890 mostrou ser mais eficiente que o Snapdragon 820, o mesmo parece repetir-se este ano com a chegada do novo topo de gama da Samsung.

Nas imagens em baixo, podemos ver o melhor desempenho do processador da Samsung, perdendo apenas no quesito single-core. Quando em multi-core, nota-se um maior desempenho do Exynos 8895.

Nos testes que podemos ver em baixo, é notória, inclusive, um desempenho do Galaxy S7 EDGE com processador da Samsung muito próximo do iPhone 7 Plus, mesmo tendo sido lançado muito antes.

Quando comparado com o Exynos 8895, o iPhone 7 Plus perde em grande escala para o Galaxy S8+, que mostra um poder muito maior quando comparado com o mesmo modelo equipado com o Snapdragon 835.

Isto mostra que a Samsung não tem dormido à sombra da bananeira no mercado dos processadores, ainda que dependa da Qualcomm, por via da maior capacidade de produção, pelo menos no presente. Mas isto é um sinal.

Em destaque

Subir