Tecnologia

Samsung lança cartões UFS com velocidade igual à dos discos SSD

samsung_ufs_memor_cardA Samsung está prestes a abandonar a produção dos tradicionais cartões microSD para apostar na tecnologia UFS. Muito mais rápidos na leitura e na gravação, este novos cartões atingem velocidade equiparadas aos atuais discos SSD.

Segundo a Samsung, estes cartões de memória são pensados, essencialmente, para dispositivos de alta resolução, como câmara de ação rápida, como a GoPro, drones, câmaras DSLR ou dispositivos de realidade virtual.

Claro que, este é o foco da Samsung, em termos de público-alvo, mas os smartphones não deverão ficar de fora desta aposta da sul-coreana. Basta ver o Galaxy S7, por exemplo, e perceber que as tecnologias para as quais os cartões UFS foram pensados estão no smartphone da Samsung, como câmara de alta resolução e a realidade virtual.

Os novos cartões UFS atingem velocidades de leitura de 530 megabytes, o que os tornam cinco vezes mais rápidos que os tradicionais cartões microSD. A velocidade dos cartões UFS só é comparável aos discos SSD que temos atualmente no mercado, o que pode dizer muito acerca das suas capacidades.

Por exemplo, algumas marcas de smartphones, como a Apple, dão a desculpa da não introdução de memória externa nos seus dispositivos com a desculta o baixa desempenho quando comparado com a memória interna do dispositivo. Com isto, a Samsung dá um paço em frente e prova que é possível ter expansão de armazenamento nos dispositivos sem comprometer o desempenho.

Segundo dados da própria Samsung, transferir um vídeo em Full HD de 5GB demorará apenas 10 segundos, muito menos do que demorariam os atuais microSD que, dependendo do cartão, poderia ascender a 1 minuto. Os novos cartões UFS da Samsung vão chegar em 4 versões, 32, 64, 128 e 256GB. No entanto, a sul-coreana não indicou preços e data de lançamento.

Em destaque

Subir