Tecnologia

Samsung: Galaxy S9 pode vir com gráficos (GPU) da AMD ou Nvidia

samsung_amd_nvidiaA Samsung já projeta os sucessores dos seus atuais topos de gama, nomeadamente do Galaxy S7 e do Galaxy Note. Segundo o site ‘SamMobile’ – conhecido por lançar rumores certeiros sobre os produtos da sul-coreana, a Samsung poderá abandonar a ARM e apostar na AMD ou Nvidia.

Segundo estes rumores, a Samsung pretende abandonar os processadores ARM Mali, voltados para os gráficos, e apostar nas soluções da AMD ou Nvidia, embora esta última (Nvidia) leve alguma vantagem, uma vez que a arquitetura Pascal está já bem evoluída e demoraria menos tempo a ser adaptada aos dispositivos da Samsung.

Embora nada tivesse sido dito pela sul-coreana sobre este tema, é bem possível que esta medida esteja ligada com a realidade virtual e com o desempenho gráfico cada vez mais exigente. Aqui, sem sombra de dúvidas, a arquitetura ARM perde em larga escala, quer para a Nvivia, quer para a AMD, que está presente nas principais consolas de jogos.

Esta ideia, a ser levada para frente, pode chegar no Galaxy S9, em 2018. Não é tão provável que chegue no Galaxy S8, em 2017, uma vez que o mesmo estará já em fase de desenvolvimento, assim o diz a voracidade do mercado dos smartphones.

Juntando estes a outros rumores, a Samsung estará, ainda que lentamente, a abandonar a Qualcomm para apostar definitivamente nos seus processadores, o Exynos, prlos menos nos smartphones topo de gama.

Também um processador gráfico próprio estará ser desenvolvido pela sul-coreana, e é daí que nasce a ideia de uma aliança com uma marca já referenciada, como é a Nvida e da AMD. Isto prova que no futuro próximo os smartphones estarão cada vez mais poderosos, assemelhando-se cada vez mais aos computadores.

Em destaque

Subir