Tecnologia

Samsung explica em detalhe o que falhou no Note 7

A Samsung prometeu uma exaustiva investigação ao grande fracasso que foi o Galaxy Note 7, e que a mesma seria revelada ao público. Como prometido, a sul-coreana revelou agora a causa das explosões do Galaxy Note 7.

Tal como se tinha verificado em testes levados a cabo por empresas independentes, a conclusão da própria Samsung foi no mesmo sentido: os problemas do Note 7 foram provocados pela má construção das baterias.

Segundo os relatórios agora divulgados pela Samsung, os problemas que levaram o Galaxy Note 7 a explodir estarão na má formação das baterias.

Os relatórios indicam que os componentes que separam os elétrodos positivo/negativo deformavam-se, fazendo com que os mesmos se encostassem, provocando a explosão da bateria.

Nas imagens (ver na galeria em baixo) a Samsung explica de que forma e em que parte da bateria isso acontecia, explicando também que dois dos fornecedores de baterias falharam, ainda que em partes diferentes das baterias.

Como pode ver nas fotografias, a Samsung mostra que os espaços para acomodar os componentes de separação dos elétrodos eram demasiado pequenos, tornando inevitável que os elétrodos se tocassem.

A Samsung não só se debruçou sobre o problema e revelar as suas causas, como também trabalhou para que tal não se viesse a repetir no futuro. Um erro semelhante em futuros dispositivos seria catastrófico para a marca.

Para isso, a sul-coreana criou um grupo de trabalho, denominado de Battery Advisory Group. Este grupo é composto por entidades fora do seio da Samsung, para que todo este processo seja independente e rigoroso.

A ideia da criação do Battery Advisory Group passa por monitorizar internamente a produção das baterias, realizar novos testes às mesmas e criar pontos de verificação diferentes.

Isto fará com que o despiste a possíveis anomalias seja mais pormenorizado, tornando os testes mais eficientes e garantir a segurança dos utilizadores.

Em destaque

Subir