Nas Notícias

Sam Smith faz história ao ser nomeado para seis Grammy (com vídeo)

sam smith 400 Cantor britânico Sam Smith soma recordes com álbum ‘In The Lonely Hour’ e foi nomeado para seis prémios Grammy, fazendo história: é o primeiro artista masculino em 34 anos a ser nomeado para as quatro categorias principais e o primeiro artista britânico a lograr tal feito.

As categorias principais são as de melhor álbum (‘In The Lonely Hour’), gravação e canção do ano (ambas com ‘Stay With Me’) e melhor novo artista. Para além disso, Sam Smith foi também nomeado para melhor álbum de pop vocalizada e melhor performance pop, com o disco ‘In The Lonely Hour’ e ‘Stay With Me’, respetivamente álbum de estreia e single de destaque do músico.

A 57.ª edição dos míticos prémios Grammy decorre a 08 de fevereiro de 2015 no Staples Center, em Los Angeles, sendo que Sam Smith no mês anterior, janeiro, uma digressão por salas e arenas em território norte-americano.

O álbum de estreia de Sam Smith, ‘In The Lonely Hour’, chegou recentemente à marca de dois milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Nos Estados Unidos, Smith fez história com o disco, tendo vendido mais cópias na primeira semana do que qualquer outro primeiro álbum de um artista britânico em mais de 20 anos.

O autor de ‘Stay With Me’ anunciou já alguns concertos para a primavera de 2015, que se seguem às atuações nos Estados Unidos: as datas agendadas para o Reino Unido, por exemplo, esgotaram em poucos minutos.

Glasgow, Manchester, Wolverhampton e Londres, com três datas na mítica 02 Academy, em Brixton, receberão o músico em março do próximo ano.

Nos últimos dias Sam Smith viu o seu álbum de estreia voltar ao número um de discos mais vendidos no Reino Unido.

O músico, de 22 anos, deu recentemente em Portugal um concerto marcante na edição deste ano do NOS Alive, momento que o consolidou junto do público nacional.

‘In the Lonely Hour’ é composto por dez faixas. O álbum saiu depois de Sam Smith ter estado nos tops da BBC e de ter vencido o BRIT Critics Choice Award.

Este ano o músico foi já distinguido também nos American Music Awards, nos prémios da revista Q e no canal televisivo VH1, por exemplo.

No decorrer das gravações do disco, Sam Smith colaborou com outros artistas: Fraser T Smith, Two Inch Punch, Eg White, Disclosure, Zane Lowe, Tourist e Jimmy Napes, o seu parceiro de composição de longa-data, foram alguns dos parceiros musicais recentes do britânico.

Sam Smith é também conhecido por dar voz a ‘Latch’, um dos temas mais populares dos Disclosure e a ‘La La La’ de Naughty Boy.

Em destaque

Subir