Nas Redes

Salmão de 13 quilos capturado no rio Minho

Dois pescadores capturaram um salmão com 13 quilos e um metro de comprimento, em Vila Nova de Cerveira. A Câmara local informou esta quarta-feira de que se tratava de “um caso raro, pelo peso e pela dimensão”, no rio Minho.

“De acordo com os registos históricos, nas décadas de 60 e 70 era normal capturarem-se salmões no rio Minho com cerca de 20 quilos. No entanto, e apesar dos poucos indicadores relativos aos últimos anos, estima-se que estes casos são muito raros, sendo a dimensão mais comum entre os quatro e oito quilos”, afirmou o presidente da Câmara local.

O salmão foi capturado “na noite da terça para quarta-feira pelas redes de dois irmãos pescadores, Jorge e Ricardo Alves, naturais de Vila Nova de Cerveira, quando se encontravam no porto pesqueiro da Furna na União de Freguesias de Campos e Vila Meã”. Entretanto, o peixe foi adquirido por um restaurante de região.

“Antes deste exemplar outros foram capturados (…) embora de menor dimensão e que são servidos à mesa dos restaurantes locais aos apreciadores deste prato”, acrescentou a autarquia.

O salmão foi fotografado, para conhecimento científico, e irá integrar o Aquamuseu do rio Minho, situado em Vila Nova de Cerveira.

‘Pai Minho’ continua a ser generoso com a comunidade cerveirenseUm salmão com 13kgs foi capturado das águas do rio…

Publicado por Município de Vila Nova de Cerveira em Quarta-feira, 12 de Abril de 2017

Em destaque

Subir