Economia

Salários estão mais baixos do que em 2010

A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) alerta para o facto de os trabalhadores estarem a ganhar salários, em média, com valores abaixo do que recebiam em 2010. O cenário também é sentido em Portugal.

Por isso, é tempo de “considerar ações muito mais fortes para promover as melhores formas de alcançar aumentos salariais justos”.

“Apesar da conversa sobre a retoma económica”, a CES lembra que os trabalhadores de vários países da zona euro ganharam “menos” em 2017 do que ganhavam em 2010.

Os países mencionados são Portugal, Itália, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Grécia, Finlândia, Croácia e Chipre.

As perdas dos trabalhadores

Em Portugal, de acordo com os dados agora divulgados pela CES, os salários recuaram 8,3 por cento, em Portugal, entre 2010 e 2017.

“Apesar de toda a conversa sobre a retoma económica, os trabalhadores em muitos países encontram-se ainda pior do que antes da crise e continuam a perder”, explicou Esther Lynch, secretária confederal da CES.

Esta responsável lembra que “até a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu estão a pedir um crescimento salarial mais forte”.

A Confederação Europeia de Sindicatos traça ainda objetivos para o futuro mais próximo na União Europeia e os seus Estados-membros, apelando a que se “aumente o número de trabalhadores cobertos por contratos coletivos”.

Em destaque

Subir