Economia

Salários da Global Media “estão a ser processados”, segundo fonte oficial

Os salários da Global Media “estão a ser processados”, garantiu hoje fonte oficial da dona do Diário de Notícias e TSF, entre outros títulos, no dia em que o Sindicato de Jornalistas criticou o silêncio da administração da empresa.

Trabalhadores do grupo que detém o Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN), TSF, entre outros meios, tinham avançado esta manhã à Lusa que não tinham recebido o salário no último dia útil do mês (hoje).

“Os salários estão a ser processados”, afirmou fonte oficial, sem adiantar mais pormenores.

A Lusa tinha pedido esclarecimentos à Global Media Group (GMG), que também é acionista da agência de notícias.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) emitiu hoje um comunicado onde refere que a administração da GMG “tem ignorado os trabalhadores, recusando-se a prestar esclarecimentos”, quer à estrutura sindical, quer aos delegados sindicais, “sobre a degradação financeira das empresas de comunicação que detém”.

Além disso,”e pela primeira vez, os salários de junho não foram pagos no penúltimo/último dia útil do mês (consoante os bancos), como é habitual há anos”, referia o SJ.

O órgão sindical adiantava que não tinha sido “dada qualquer explicação/informação aos funcionários das empresas do grupo, o que revela uma quebra de confiança na relação que deve existir entre a administração e os trabalhadores”.

Apontava que “esta postura da administração, liderada por Daniel Proença de Carvalho, já não é nova”.

“O SJ e os delegados sindicais de JN, DN, TSF e O Jogo têm vindo a solicitar reuniões com a administração desde o início de janeiro, face às notícias de estar a ser preparada uma reestruturação, que poderia implicar o despedimento de 100 a 200 trabalhadores”, mas “nunca obteve resposta”, referia o sindicato.

Simultaneamente, “foram pedidas reuniões na sequência do agravamento de problemas de tesouraria, que levaram a atrasos no pagamento aos colaboradores, desde novembro passado. Nunca chegou uma resposta”, denunciou o SJ.

O sindicato acusou a administração liderada por Daniel Proença de Carvalho de “falta de ética ao ignorar quem trabalha no grupo, não respondendo aos ‘emails’ enviados, nomeadamente um abaixo-assinado de 234 trabalhadores solicitando uma reunião entre a administração e os delegados sindicais de JN, DN, TSF e O Jogo”.

Em destaque

Subir