Economia

Salário mínimo sobe para 557 euros a partir de janeiro

O salário mínimo vai subir 27 euros em janeiro de 2017. A decisão foi tomada pelo executivo de António Costa e não agrada às associações patronais, que esperam que o Governo avance com contrapartidas para as empresas. Cerca de 600 mil trabalhadores vão tirar benefícios deste aumento.

O Governo determinou um aumento do salário mínimo nacional, de 530 para 557 euros, sendo que o ministro Vieira da Silva espera agora conseguir um acordo com os parceiros, em sede de concertação social.

“Tenho relembrado que a legislação sobre esta matéria é muito clara. O salário mínimo é fixado pelo Governo, ouvida a concertação social”, salientou o ministro da tutela, lembrando que este aumento estava já previsto no programa do executivo socialista.

Para as confederações patronais, estes números são exagerados. O presidente da Confederação do Comércio e Serviços, João Vieira Lopes, espera agora que o Governo avance com “contrapartidas”, que poderão passar por alívios na Taxa Social Única ou até mesmo no IRC, imposto que recai sobre as empresas.

Estima-se que cerca de 600 trabalhadores recebam, em Portugal, 530 euros de valor mínimo salarial.

Em destaque

Subir