Economia

Salário dos políticos, polícias e professores universitários aumentou em 2012

passos coelhoAs contas, feitas pela Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP) e divulgadas na edição de hoje do Correio da Manhã, dizem respeito ao ganho médio mensal nas várias profissões do setor público. Só na classe política, o aumento salarial foi de 81 euros por mês.

O relatório da DGAEP a que o Correio da Manhã teve acesso, revela que, no primeiro trimestre de 2012, o ganho salarial médio mensal dos representantes do poder legislativo e de órgãos executivos aumentou de 5.605 euros para 5.686 euros, ou seja, um aumento mensal de 81 euros por mês.

Em reação a este aumento salarial da classe política, o Ministério das Finanças explicou que pode ter ficado a dever-se a fatores como a atribuição, nos termos da lei, de subsídios de deslocação a membros do Governo que possuam residência a mais de 100 quilómetros do local de trabalho.

Os políticos não são os únicos que viram os salários progredirem nos primeiros três meses do ano. De acordo com o diário, verificou-se uma variação salarial mensal positiva de 2,4 por cento nos professores do ensino superior politécnico, de 2 por cento nos polícias, de 1,8 por cento nos oficiais de justiça e de 1 por cento nos professores universitários, o que corresponde, neste último caso, a um aumento de 30 euros por mês.

Recorde-se que, ainda há cerca de dois meses, em entrevista ao Diário Económico, Pedro Silva Martins, Secretário de Estado do Emprego, defendia a moderação salarial como forma de “assegurar que o ajustamento da economia decorre de uma forma mais célere possível”, possibilitando, com isso, a diminuição dos níveis de desemprego.

Em destaque

Subir