Apresentações/Novidades

Salão de Genéve revela modelos desportivos e exóticos

LamborghniO Salão Automóvel de Genéve deste ano foi marcado por uma grande aposta dos construtores – sobretudo europeus – em modelos ultra desportivos e bastante exóticos, sendo o expoente máximo o novo Lamborghini Veneno.

A marca do touro, pertença do Grupo Volkswagen desde 1998, parece ter seguido um caminho bem diferente do que o preconizado há tempos atrás, quando lançou o Aventator. Um modelo de 300 mil euros, acessível bastantes milionários em todo o Mundo.

Lamborghni1

Só que essa receita, aparentemente, não deve ter resultado. Daí, porque não ir em sentido contrário e, na altura dos 50 anos da marca nada melhor que lançar um ultra-desportivo que não deixasse ninguém indiferente, mesmo de noite e com pouca iluminação na rua.

A Lamborghini assume que na conceção do Veneno deu prioridade à aerodinâmica, tirando mesmo alguns ensinamentos da competição, nomeadamente no seu envolvimento nas corridas de GT. Isso é visível nos diversos apêndices que o novo desportivo ostenta, quer nos amplos difusores traseiros, quer nos ‘spoilers’ dianteiros ou na grande escama que cobre o habitáculo do motor.

A conceção deste superdesportivo também tem paralelo aos bólides de competição, uma vez que todo o chassis é produzido em fibra de carbono CFRP, sendo percetível em zonas como a consola ou as soleiras das portas.

Lamborghini2Os bancos também são concebidos num compósito patenteado pela marca, que também rever parte do habitáculo dos dois ocupantes e é uma mistura de resina e várias fibras, que aumentam a resistência e permitem um peso muito baixo.

No painel de instrumentos também se nota o apelo à competição, com pormenores agressivos e minimalistas, com destaque para o ‘dashboard’ de fundo amarelo ou os comandos tipo avião caça na consola central.

Depois a exclusividade é garantida pelo preço e também pelo facto de serem prometidos apenas três exemplares deste Lamborghini, que será comercializado pela soma astronómica de 3,5 milhões de euros.

Lamborghini3Mecanicamente o Veneno utiliza a mesma plataforma do Aventator, mas está equipado com um motor V12 de 6,5 litros com 750 cv de potência, uma caixa de sete velocidades ISR, cinco modos de condução e tração integral. Isto para além de suspensões ‘pushord’ e amortecedores e molas numa posição quase horizontal, tal e qual encontramos num Fórmula 1 atual.

Daí que o desempenho deste Lamborghini, que pesa apenas 1450 kg, supere ligeiramente as performances do Aventator LP700-4, já que atinge os 355 km7h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.

Apelo aos sentidos

 De sentido completamente oposto ao Lamborghini Veneno, o La Ferrari tem o condão de apelar aos sentidos que fazem apreciar a sua beleza estética, sem esquecer que se trata de um superdesportivo, além de herdar alguma tradição de outros modelos da marca de Maranello, como o Enzo, o F40, o F50 ou o F430.

lafarrari1

O espírito deste Ferrari vê-se nos objetivos que a marca pretende atingir, uma vez serão produzidos quase cinco centenas de exemplares, a um preço unitário de 1,3 milhões de euros.

laferrari2

Com um aspecto ‘hardtop’, o bonito LaFerrari é também o primeiro modelo de Maranello com tecnologia híbrida Hy-Kers, já que acoplado ao V12 de 6,2 litros – que debita 800 cv – encontra-se um pequeno motor elétrico de 163 cv, permitindo atingir uma potência combinada de 963 cv.

laferrari3

Os mais de 350 km/h, e uma aceleração de 0 a 100 km/h em três segundos, não impedem o La Ferrari de respeitar o ambiente, já que a natureza híbrida da sua unidade motriz lhe permite reduzir as emissões de CO2 para 300 g/km, podendo chegar aos 220 g/km em determinadas condições de utilização.

 

Em destaque

Subir