Ralis

Sainz entra a ganhar no Dakar e Ruben Faria foi sétimo nas motos

Dakar1Carlos Sainz iniciou o Rali Dakar a vencer, ao impor-se na curta prova especial de classificação realizada este sábado nos arredores de Lima, no Peru. Um troço cronometrado ganho nas motos pelo chileno Lopez Contardo, enquanto Ruben Faria foi o melhor português, levando a sua Honda ao sétimo lugar.

Dakar1x420Aos comandos do novo Buggy Demon Jeffries da equipa de Al Attiyah, Sainz gastou menos de oito minutos, batendo por dois segundos o espanhol Lucio Alvarez, o melhor dos pilotos que tripulam as vigorosas Toyota Hilux.

O francês Guerlin Chicherit foi o terceiro mais rápido, a 10 segundos do vencedor, tal como Nassar Al Attiyah, no segundo Buggy Demon Jeffries. Mas a grande deceção veio do norte-americano Robby Gordon, que acabou por ter problemas no seu Hummer estavam cumpridos apenas quatro quilómetros da especial.

Nas quatro rodas o melhor português foi mesmo o navegador de Krytof Holowczyk, Filipe Palmeiro. O polaco foi o melhor dos pilotos dos Mini All4 Racing, ainda assim a 34 segundos de Sainz e atrás do francês Ronan Chabot, que levou o seu Buggy SMG a gastar apenas mais uma dúzia de segundos que o líder.

Já Carlos Sousa e Miguel Ramalho, sentiram bastante o handicap de peso e potência do carro chinês Great All. Por isso não foram além do 18.º tempo, bem longe do top dez, onde terminaram os mais credenciados Stéphane Peterhansell, Giniel de Villiers e Nani Roma.

Quanto a Paulo Fiúza, o português que ‘navega’ o argentino Orlando Terranova, a 17ª posição permite pensar que possa chegar ao lote dos dez primeiros nos próximos dias da prova, que levarão o Dakar para o Sul do Perú em direção ao Chile.

Nas motos Lopez Contardo não deu hipóteses. O chileno tirou todo o partido da sua KTM para bater o holandês Franz Verhoeven, o melhor dos homens da Yamaha, enquanto o super favorito Cyril Desprès se quedou pelo quinto tempo.

Optando por partir atrás, Hélder Rodrigues gastou mais 53 segundos que o vencedor da especial e apenas conseguiu o 29.º registo, deixando o protagonismo para o seu compatriota Ruben Faria.

O algarvio da KTM obteve a sétima marca, seis lugares acima de Paulo Gonçalves, que foi, sem surpresa, o melhor homem da Husqvarna, enquanto o portuense Pedro Bianchi Prata obteve 62º tempo, oito posições acima de Mário Patrão. O único piloto português a apostar numa Suzuki.

Classificação – Automóveis

1.º Carlos Sainz/Timo Gottschalk (Buggy Demon Jeffries) 7m40s

2.º Lucio Alvarez/Bernardo Graue (Toyota Hilux) + 8s

3.º Guerlain Chicherit/Jean-Pierre Garcin (Buggy SMC) + 10s

4.º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Buggy Demon Jeffries) + 10s

5.º Ronan Chabot/Gilles Pillot (Buggy SMG) + 12s

6.º Krysztof Holowczyk/Filipe Palmeoro (All4 Racing Mini) + 34s

7.º Leonid Novistkiy/Konstantin Zhiltsov (All4 Racing Mini) + 34s

8.º Stéphane Peterhansell/Jean-Paul Cottret (All4 Racing Mini) + 34s

9.º Giniel de Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux) + 35s

10.º Nani Roma/Michel Perin (All4 Racing Mini) + 37s

Motos

1.º Lopez Contardo (KTM) 39m15s

2.º Franz Verhoeven (Yamaha) + 5s

3.º Pablo Quintanilla (Honda) + 25s

4.º Patricio Cabrera (Kawasaki) + 55s

5.º Ciryl Després (KTM) + 1m05s

6.º David Casteu (Yamaha) + 1m15s

7.º Ruben Faria (KTM) + 1m35s

8.º Javier Pizzolito (Honda) + 1m45s

9.º Pal-Anders Ullevaseter (KTM) + 2m10s

10.º Juan Barreda Bort (Husqvarna) + 2m25s

Em destaque

Subir