TV

Saigão caiu há 40 anos. Os EUA perderam no Vietname e na honra (com vídeo)

Faz hoje 40 anos que as tropas do norte conquistaram Saigão, a capital do Vietname que era defendida pelo sul e pelos EUA. Foi a maior vergonha da história militar norte-americana, com os militares a fugirem: os que conseguiram, pois mais de 58 mil perderam lá a vida.

Fez ontem 40 anos que a rádio das tropas dos EUA no Vietname emitia ‘I’m Dreaming of a White Christmas’, o tema de Bing Crosby que anunciava a ordem de retirada. No dia seguinte, faz hoje 40 anos, as tropas do Vietname do Norte conquistavam Saigão, rebatizada pelos vencedores de Ho Chi Minh, e obrigavam os norte-americanos a fugir.

A Guerra do Vietname, a grande vergonha da história militar dos EUA, ficou definitivamente perdida naquele que ficou para a História como “O dia mais triste”, que decorreu durante “o abril negro”.

De acordo com os planos da ‘Operation Frequent Wind’ (que se pode traduzir como ‘Operação Vento Frequente’), as forças dos EUA deveriam ter começado a retirar a 29 de abril de 1975, de forma ordeira, após o sinal dado com o tema de Bing Crosby.

Só que o avanço das tropas do norte, que entraram na capital sem encontrar resistência, precipitou o êxodo, transformando a maior operação de evacuação por helicóptero em apenas mais um dos episódios do caos e horror que foi a participação norte-americana no Vietname.

Para a História ficou uma fotografia da residência oficial do subdiretor da CIA no país, na qual são visíveis dezenas de pessoas a tentar ‘apanhar’ um helicóptero para fugir às tropas norte-vietnamitas.

Os EUA deixaram o país com a humilhação de uma derrota estrondosa e um registo negro de vítimas mortais: foram acima de 58 mil.

Quanto ao Vietname, então dividido em dois, foi unificado pelo regime vencedor e comunista, mas que atualmente é um dos mais ativos parceiros comerciais dos EUA, tanto mais por servir de tampão ao avanço da superpotência económica que é a China.

Em destaque

Subir