Motores

Saída de estrada de Sebastien Ogier no Rali de Portugal foi “um erro de notas”

Apesar de admitir que a sua saída de estrada no segundo dia do Rali de Portugal tenha sido um erro de condução, Sebastien Ogier diz que o principal responsável pelo percalço foi um erro nas notas de navegação.

O Campeão do Mundo, que tentava na prova portuguesa do WRC bater o recorde de vitórias que partilhava com Markku Alen, não evitou um despiste na etapa de sexta-feira que depois acabou por resultar na perda da liderança do Campeonato do Mundo, uma vez que não conseguiu pontuar na ‘power stage’ de domingo.

Quarto após quatro classificativas, Ogier tinha esperanças de lutar, pelo menos, pelo pódio em Portugal, mas na quinta especial aconteceu aquilo que ninguém esperava; um erro ínfimo, segundo francês da M-Sport.

“Mais do que um erro de pilotagem diria que foi um erro de notas, pois nunca tinha reparado nesta pequena raiz dissimulada sob o talude no interior daquela curva. Alguns centímetros de diferença na minha trajetória teriam sido suficientes para descobrir que estava lá… e partir uma rótula de suspensão. Não foi um grande erro, mas custou caro, já que provamos que neste fim de semana tínhamos a rapidez para lutarmos pela vitória”, explica Sebastien Ogier.

“O resto do rali foi um pouco longo. Já não tínhamos o objetivo na classificação geral, pelo que aproveitamos para trabalhar nos acertos do carro, e isso traduziu-se em bons tempos no sábado”, confessa o francês, que acabaria por não poder sequer ‘salvar’ os pontos da ‘power stage’, onde infelizmente a sua ordem de passagem não o favoreceu: “Infelizmente as condições da estrada melhoraram bastante conforme os carros passavam, e mesmo fazendo uma especial excelente não marcar o menor ponto não foi fácil de encarar. Mas são coisas que acontecem no automobilismo. É preciso aceitar”.

Impossibilitado de obter qualquer ponto para o Campeonato do Mundo Sebastien Ogier e Julien Ingrassia optaram por já nem concluir o rali, de modo a usufruírem de um motor novo no seu Ford Fiesta RS WRC no Rali da Sardenha, sem que isso lhes custe qualquer penalização.

Em destaque

Subir