Nas Notícias

Saída do Google News custou aos jornais brasileiros perda de audiência de cinco por cento

google newsptA decisão de retirar notícias do Google News custou aos jornais brasileiros uma perda de cinco por cento do tráfego. Estes números, da própria Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil, provam que o agregador de notícias não retira tráfego. Pelo contrário. No entanto, a ANJ entende que “esse é o pequeno preço a pagar” na defesa dos conteúdos da imprensa brasileira.

A empresa Google foi proibida de inserir ligações aos jornais brasileiros no serviço Google News. A Associação Nacional de Jornais do Brasil, representante de 90 por cento da imprensa brasileira, avançou com esta medida por considerar que o agregador “não ajudava a aumentar as audiências”.

No entanto, esta decisão da ANJ de bloquear o Google News provocou uma perda de tráfego médio das páginas de Internet dos jornais. Ao contrário do que defendia a ANJ, o Google News não representa uma perda de audiência.

Apesar de tudo, aquela associação não vê a realidade desta forma e entende estes cinco por cento de perda de audiência como “um pequeno preço a pagar” para que o gigante da Internet não possa usufruir de conteúdos dos jornais de forma livre.

“A nossa avaliação [a este bloqueio ao Google News] é de que esse o preço pequeno que temos de pagar por uma decisão importante de defesa dos nossos conteúdos”, realça à Lusa o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira.

Segundo este responsável, a Google “usa os jornais” e “deveria pagar pelas notícias que agrega”, uma vez que gera lucro com elas.

Segundo a ANJ, a Google consegue lucros com publicidade à custa dos jornais – brasileiros e não só – sendo uma injustiça que não retribua pelo serviço prestado pelos órgãos de comunicação social, sem a permissão da maioria destes.

Inconformada com esta realidade, a ANJ, que representa 90 por cento dos órgãos de comunicação social do Brasil, decidiu, através do Comité de Estratégias Digitais, aconselhar a que os jornais saíssem do Google News.

As restrições aos serviços de busca começaram em 2011 e vieram para ficar. Os jornais consideravam que estavam a perder audiência, uma vez que o leitor, através do Google News, poderia ler parte da notícia sem visitar os órgãos de comunicação. Agora, ficou a saber-se que, afinal, a saída do Google News representa uma perda e não um ganho.

Esta foi, no entanto, a primeira vez que o Google News, o agregador de notícias do gigante da tecnologia Google, perde a quase totalidade dos conteúdos de um país. leia mais

Em destaque

Subir