Nas Notícias

Saiba Porque Não Deve Fazer a Cama

Os leitores que foram ensinados a fazer a cama todos os dias, assim que se levantam, e não conseguem (por mais anos que passem ou pouco tempo que tenham) sair de casa sem fazer a cama coloquem os braços no ar, por favor. Pois, era o que eu esperava: praticamente todos pertencemos a esse grupo de pessoas, não é verdade? E isso era bom, até hoje. E porquê até hoje? Porque esta crónica vai fazer o vosso mundo desabar. Os cientistas dedicaram-se, vá lá saber-se porquê, a estudar esta temática e as revelações podem ser chocantes. Leia tudo na minha crónica desta semana do PT Jornal!

Antes de irmos à parte científica, falemos um pouco sobre este hábito que tão facilmente se enraíza na nossa mente para sempre. Verdade seja dita: ninguém gosta particularmente de fazer a cama. É um daqueles gestos que temos que fazer, mesmo que não gostemos. Em muitos dos casos até é muito mais uma questão de organização do quarto, do que vontade em fazer a cama (nomeadamente se houver almofadas, roupa ou outra coisa qualquer para colocar em cima da cama). Mas o que é certo é que uma esmagadora maioria da população faz, com assinalável regularidade, a cama.

Eu admito: faço a cama todos os dias. Adquiri esta rotina há muitos anos, ainda petiz, e nunca a consegui largar. A minha progenitora sempre me disse: “tens de fazer a cama todos os dias para seres um menino bonito!”. Ora…eu queria ser um menino bonito e bem comportado logo…tinha que fazer a cama. E a verdade é que esta psicologia funcionou. Passei a fazer a cama muito mais vezes, muito melhor, e ainda ficava feliz no final. Sim, feliz. Afinal de contas estava a comportar-me bem e a ser um menino bonito (e eu tinha orgulho nisso)!

Mas, como é natural, nem toda a gente pertence a este clube. E todos nós (que fazemos a cama diariamente) já nos cruzámos com alguém que pensa de forma oposta. E é certinho que essa pessoa nos vai dizer: “Porque raio vais tu fazer a cama se logo à noite tens de a abrir novamente?”. Contudo este é o pior argumento de sempre dado que não faz nenhum sentido.

Pela mesma ordem de ideias não tomávamos banho (dado que a seguir nos iriamos sujar novamente), não nos vestíamos (dado que mais tarde teríamos de nos despir), não comíamos (pois ficaríamos com fome passadas umas horas) e assim sucessivamente. Por aquela ordem de ideias não fazíamos nada na nossa vida, ponto final parágrafo. Mas, e esta é a parte mais dura da crónica, a ciência provou que essas pessoas têm razão. Atenção: aquele argumento continua a não fazer sentido, mas elas têm razão.

E sabem de quem é que é a culpa? Exacto, adivinharam: dos ácaros. Esses bichinhos minúsculos de que todos já ouvimos falar (mas que nunca ninguém viu ou teve provas de que realmente existem) podem ultrapassar os dois milhões por cama! Exacto: dois milhões por cama! Quanto a vocês não sei mas eu tenho para mim que dois milhões, seja do que for, tem de se ver! Ora a questão aqui é que os ácaros alimentam-se de pele humana (eu sei, é nojento, mas têm de ser fortes e continuar a ler a crónica!), o que faz com que as nossas camas sejam um autêntico banquete para eles.

E como passam a “viver” nas nossas camas acabam por fazer lá as suas necessidades. Ora se eles são minúsculos as suas necessidades são microscópicas, logo são facilmente inaladas por nós durante o sono (sim, eu tenho consciência do quão nojento isto é…). E tudo isso pode acarretar problemas respiratórios, sendo especialmente perigoso para quem tem alergias (nomeadamente ao pó). Agora acompanhem o meu raciocínio: se quando acordarmos fizermos logo a cama os ditos bichinhos ficam “presos” lá dentro. Ou seja? Quando voltarmos a abrir a cama eles ainda lá estarão, prontos para mais um banquete de pele e suor humano.

“Sendo assim qual é a solução?”. Calma, não desesperem! A solução é simples: tornem-se preguiçosos e…não façam a cama. Eu sei que não parece um grande conselho, mas acreditem que é! Dizem os especialistas que se a cama ficar por fazer os ácaros acabarão por morrer, dado que ficam expostos ao ar “puro” e ficam “longe” do alimento que os mantém vivos.

Portanto a partir de agora apenas está autorizado a fazer a cama se receber convidados/visitas em casa. Caso contrário já sabe que apenas está a ajudar à reprodução dos ácaros que ocuparam a sua cama.

Como é que reagiram a esta desconcertante notícia? Pois, a mim também me custou imenso.

Foi mesmo como se o meu mundo tivesse desabado! Sim, porque eu andei toda a minha vida a fazer a cama com prazer quando afinal estava a colocar a minha saúde em risco. E andei a defender a arte de fazer bem a cama de todos os “preguiçosos” (porque é assim que quem faz a cama diariamente vê os restantes seres do universo), quando afinal eles sempre tiveram razão. Não tinham razão pelos motivos que pensavam, e os argumentos deles sempre foram desprovidos de sentido, mas tinham razão.

Agora já sabem: peguem nesta crónica e partilhem com os vossos amigos e, principalmente, com a vossa mãe. A partir de agora mais nenhuma mãe vai poder “obrigar” o filho a fazer a cama todos os dias. O filho agora não só tem resposta como tem toda a razão do seu lado: afinal de contas com a saúde não se brinca!

Em destaque

Subir