Nas Redes

Saiba como dormir melhor nas noites de calor mesmo sem ter ar condicionado

Portugal está hoje com temperaturas acima dos 30 graus, passando mesmo dos 40 em algumas regiões. E logo à noite, como vai ser para dormir com tanto calor? Conheça alguns truques simples para garantir uma noite mais fresca, mesmo para quem não tem ar condicionado.

Duche frio? Nem pensar!

Um dos hábitos mais enraizados para refrescar o corpo antes de ir dormir é tomar um bom duche com água fria. Mas o efeito é exatamente o contrário: em reação à baixa temperatura da água, o corpo vai procurar aquecer-se.

O melhor mesmo é tomar um duche com água morna. Não sabe tão bem, mas a noite será mais fresca.

Pode também lavar os pés desde que siga o mesmo princípio: água entre morna e quente. A zona junto aos dedos contém várias terminações nervosas, pelo que vai estimular o corpo a baixar a temperatura interna durante a noite (o vídeo abaixo, em inglês, explica isso).

Roupas leves e um pijama enorme

A roupa de cama deve ser feita com materiais naturais, que facilitam a transpiração. Os lençóis de algodão ou linho são a melhor escolha. Há quem use sacos de conservação de alimentos para deixar os lençóis a arrefecer no frigorífico, mas os efeitos desta técnica ainda não foram comprovados por especialistas.

Quanto ao pijama, o conselho é de um regulador de saúde dos EUA: opte por vestir dois tamanhos acima, também de tecidos naturais (algodão ou linho).

Já uma associação de produtores de algodão, também dos EUA, tem uma sugestão mais ‘caliente’: dormir nu aumenta a felicidade do casal. Mas há quem prefira usar a cama toda…

Casa esquentada, trancas à porta

Para evitar o calor à noite, o melhor mesmo é a prevenção durante o dia. Minimize a entrada de luz e, sobretudo, do ar quente da rua, fechando persianas e portadas.

À noite, há quem pendure lençóis húmidos nas janelas, que funcionam como cortinas que refrescam o ar que entra. É o mesmo princípio que usam quem – e esta técnica é cada vez mais popular – põe um bloco de gelo em frente à ventoinha.

E lembra-se de, no inverno, usar um saco de água quente para que a cama não fique tão gelada? Experimente fazer o mesmo, mas com água bem fria, quase congelada…

Gosta de gaspacho?

Os cuidados com a alimentação também são fundamentais para uma noite bem fresca, sobretudo a partir do final da tarde.

Assegure-se que vai para a cama bem hidratado/a. Beba pelo menos um copo de água e não tenha vergonha de deixar outro na mesa de cabeceira.

Para jantar, dispense comidas pesadas e quentes, como sopas e estufados, pois a digestão vai levar a um aquecimento da temperatura interna. O corpo agradece comidas ligeiras e frescas, como o gaspacho.

Típica do sul de Portugal, esta sopa fria à base de tomate e hortaliças é constituída em cerca de 90 por cento por água, sendo descrita por nutricionistas como a melhor opção para as noites de calor.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=8G1NRK4XOSG8

Em destaque

Subir