Tecnologia

Sabia que o YouTube começou por ser um site de encontros?

youtubeOs três fundadores do YouTube, Chad Hurley, Jawed Karim e Steve Chen, criaram a plataforma de vídeos para gerar relacionamentos amorosos entre pessoas. E só ao cabo de cinco dias sem qualquer publicação decidiram mudar de planos.

A história que está por detrás das grandes ideias é quase sempre curiosa. E o mesmo acontece com a origem do YouTube. A plataforma de vídeos entretanto comprada pela Google nasceu para criar relações amorosas. O aparente fracasso da ideia levou os fundadores a mudar de planos, com o sucesso que se conhece.

A revelação foi feita no festival South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas. Em 2005, quando Chad Hurley, Jawed Karim e Steve Chen decidiram lançar o YouTube, tinham como objetivo entrar no mercado dos relacionamentos amorosos.

A ideia era criar um site onde as pessoas pudessem publicar vídeos de apresentação, para que outras eventualmente agradadas com a imagem se dessem a conhecer.

Aliás, não é por acaso que o domínio do YouTube foi registado a 14 de fevereiro, o dia de São Valentim. “Nós éramos apenas três tipos, no Dia dos Namorados, que não tinham nada para fazer… Qual era a aplicação prática do site? Achámos que namorar seria a escolha mais óbvia”, brinca Steve Chen, no SXSW.

O fator que levou a que o objetivo do YouTube fosse repensado foi o insucesso. Passou um dia e ninguém se apresentou na plataforma. Ao segundo dia, zero vídeos. Assim continuou no terceiro, no quarto e no quinto. Estava escrito nas entrelinhas: o projeto teria de ser refundado.

Nesse momento, os três jovens decidem permitir a publicação de qualquer tipo de registo, mesmo que com outra finalidade. Aliás, o primeiro vídeo publicado – chamado ‘Me at the Zoo’, ou ‘Eu no Jardim Zooógico’ – nada tem que ver com relacionamentos amorosos.

Foi criado como teste, numa altura em que Jawed Karim estava num jardim zoológico. Recorde esse registo, de 18 segundos:

Mais tarde, começaram a surgir publicações mais divertidas, que se tornaram virais e começaram a cativar visitas e a divulgar o YouTube. A plataforma foi crescento, até que em 2006 foi comprado pela Google, por 1,6 mil milhões de dólares.

Hoje, o YouTube conta com mais de mil milhões de visitas por mês e tornou-se num dos sites mais conhecidos do mundo. E, provavelmente, terá gerado, de forma indireta, alguns novos relacionamentos amorosos.

Em destaque

Subir