Mundo

Sabia que pode gostar de propaganda nazi sem o saber?

Um grupo de internautas provou como é possível disfarçar a propaganda nazi e receber os ‘likes’ de outros utilizadores, no caso do Daily Mail. Em resposta, o jornal baniu os autores de uma experiência social cujos resultados são chocantes.

Com uma brutal maioria de 480 votos a favor e apenas 16 contra, um grupo provou, através do site do Daily Mail, como é possível tornar a propaganda nazi num sucesso.

Os internautas que geram as contas coletivas @bestofthemail e @DMReporter, ambas no Twitter, delinearam uma experiência social para demonstrar como um debate pode tornar-se tendencioso. Só que nem os autores da ‘brincadeira’ contavam com resultados tão chocantes…

Vamos então à esperiência: sempre que o Daily Mail publicava um artigo sobre o tema das migrações (recorde-se que, em Inglaterra, reina a polémica sobre as travessias ilegais do Canal da Mancha), uma das contas referidas publicava um comentário.

Só que esse comentário era nazi: a única alteração era que o termo “judeu” era substituído por “migrante”. A retórica, contudo, era absolutamente igual.

Assim, a título de exemplo, foi publicado este comentário: “Nesta luta contra os migrantes, ou se é a favor ou contra. Qualquer meio termo conduz à nossa destruição. Não há outra solução que não seja travar uma batalha total e sem piedade contra eles”.

Soa-lhe familiar? Pois no final dos anos 30 um dos teóricos do III Reich, Robert Ley (suicidou-se durante o julgamento de Nuremberga) afirmava que “nesta luta contra os judeus, ou se é a favor ou contra. Qualquer meio termo conduz à autodestruição. Os judeus e o seu mundo têm de morrer se a Humanidade quiser viver, pois não há outra solução que não seja travar uma batalha total e sem piedade contra os judeus”.

Os resultados desta experiência social foram chocantes: só o comentário referido como exemplo teve 193 votos a favor e seis contra.

No total, a propaganda nazi que @bestofthemail e @DMReporter disfarçaram de opinião contra os migrantes recebeu 480 votos a favor e só 16 internautas votaram contra.

O grupo contactou então o Daily Mail, através da conta @DMReporter, para dar a conhecer o que tinha feito: “O que destacamos é a quantidade de apoiantes que estes comentários tiveram. Todos os sites aprovam comentário deste tipo, mas surpreendeu-nos a facilidade com que foram aceites. Foi uma aprovação em cima do joelho, sem qualquer reflexão sobre o tipo de opinião expressa”.

Porém, a reação do tablóide foi tão ou mais supreendente ainda do que os resultados da expierência social. O Daily Mail baniu a conta @DMReporter de fazer qualquer comentário no site do jornal ou de qualquer outra publicação do grupo.

Em destaque

Subir