Nas Notícias

Sabia que o batom e o verniz prejudicam o QI nos fetos?

bebe incubadora 2 Segundo um estudo norte-americano, durante o período de gestação, a grávida não deve usar batom, verniz, ou ficar exposta a outros produtos químicos domésticos. Caso contrário, estará a afetar o QI do seu filho. Destaque-se que há leis que proíbem a presença de alguns destes compostos em brinquedos dos bebés, mas não existe legislação relativa à exposição aos mesmos produtos durante a gravidez – o período mais sensível do desenvolvimento cerebral.

As grávidas que usaram cosméticos e ficam expostas a outros químicos domésticos, durante o período de gestação, deram à luz filhos com um menor nível de inteligência, de acordo com um estudo norte-americano, publicado na revista Plos One.

O QI dessas crianças foi afetado em cerca de seis pontos, comparativamente com outras mulheres que se protegeram de compostos químicos como o di-n-butil ftalato e o diisobutil ftalato.

Assim, os investigadores aconselham as grávidas a evitarem alguns produtos de beleza, como verniz e batom, ou outros de uso doméstico, como ambientadores, produtos aromatizados, ou lenços com cheiro.

Outra recomendação, para proteção dos fetos, é evitar aquecer comida em recipientes de plástico dentro de microondas.

Pam Factor-Litvak, médico e docente na área da Epidemiologia na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e um dos autores deste estudo, salienta que as mulheres grávidas estão quase diariamente expostas a produtos desta natureza.

“As grávidas nos Estados Unidos estão quase diariamente expostas a ftalatos, em níveis suficientes para provocar reduções substanciais no QI das crianças”, salienta Factor-Litvak.

Destaque-se que há leis que proíbem a presença dos ftalatos em brinquedos dos bebés, mas não existe, naquele país, legislação relativa à exposição aos mesmos compostos durante a gravidez – aquele que “é, provavelmente, o período mais sensível do desenvolvimento cerebral”.

Este estudo (o primeiro que estabelece uma relação causa-efeito entre a exposição pré-natal aos ftalatos e o QI de crianças em idade escolar) fez uma análise a 328 mulheres da cidade de Nova Iorque e aos seus filhos, em agregados familiares de rendimentos reduzidos.

Depois de medida a exposição das mulheres a quatro ftalatos, e quando os filhos completaram 7 anos, foram feitos testes de QI às crianças.

Filhos de mães expostas durante a gravidez à concentração de químicos apresentavam um QI mais baixo. A pesquisa teve em consideração todos os fatores que influenciam a exposição a esses produtos, desde o ambiente doméstico aos hábitos das mães,

Em destaque

Subir