Tecnologia

Sabia que na compra do iPhone 7 vai pagar mais de 3? Conheça os custos de produção

iphone_7_plus_appleO mais aclamado dos gadgets em todo o mundo, o iPhone, já vai na sua versão 7 e, como em todos os outros lançamentos, existe sempre uma grande excitação por parte dos fãs da marca. Isso fica facilmente provado com as longas filas de espera que os mesmos fazem para ser os primeiros a ter o gadget.

Os produtos da Apple sempre tiveram um custo muito elevado, não sendo dispositivos acessíveis à maioria das pessoas. No entanto, será que alguns dos utilizadores já se questionaram se o preço que paga pelo iPhone é mesmo justo?

A consultora IHS Markit foi analisar os custos de produção do iPhone e concluiu, através da avaliação de todos os componentes, que o mesmo custa à Apple 224,80 dólares, cerca de 200 euros, portanto. Neste valor, apenas não está incluído o custo logístico com o produto, a publicidade e impostos.

Só para ter uma ideia, o componente mais caro do iPhone 7 é o ecrã, que custa 39 dólares.

Como é sabido por utilizadores que já quebraram o ecrã do seu iPhone, meter um display novo no gadget da Apple não fica por menos de 250 euros. Só aqui dá para ter uma ideia do lucro que a Apple consegue gerar.

Segundo a mesma consultora, o Galaxy S7 da Samsung fica mais cara à sul-coreana, que tem de pagar por ele 265 dólares. E, também aqui, o preço real a pagar é bem mais elevado, à semelhança do iPhone 7.

Façamos as contas ao mercado português, onde o iPhone 7 de 32GB custa 779,99 euros. Com o custo de produção (onde já está incluída a mão de obra) nos 200 euros, em Portugal, com o preço que se pagará pelo iPhone 7, era possível comprar 3 aparelhos e ainda lhe sobrava 179.99 para os acessórios.

Os custos de logística, publicidade, entre outros, são custos que não estão mencionados. Apesar disso, todas as outras marcas também têm esses custos e não é por isso que os outros aparelhos são mais caros. O que prova que a Apple cobra o máximo possível pelos seus produtos.

Em destaque

Subir