Nas Notícias

Sabe qual a coima que incorrem motociclistas que andam a ziguezaguear e furam filas de trânsito?

O trânsito, sobretudo nas grandes cidades e nos acessos às áreas metropolitanas, costuma ser intenso e a fluidez nem sempre é a desejada por muitos condutores. Por isso, nos últimos anos, têm sido cada vez mais frequentes os utilizadores de veículos de duas rodas.

Seja para chegar ao emprego, por lazer ou até mesmo como meio de trabalho, como são os casos dos entregadores de comida através dos aplicativos, a verdade é que as motos estão cada vez mais na moda nas grandes cidades.

Furar filas de trânsito é ilegal

Não raras vezes, aparecem condutores de motos a furar filas de trânsito, passam pela esquerda, pela direita e procuram sempre uma nesga para melhor prosseguirem o seu percurso. E é aí que surge uma dúvida entre quem frequenta as estradas. Furar filas de trânsito com motos é ilegal?

Em muitos engarrafamentos de trânsito ou quando a circulação se faz de forma mais demorada, aparecem motociclistas a serpentearem ou ziguezagueerem os outros veículos.

São consideradas manobras perigosas

Essa prática é ilegal perante o Código da Estrada e por isso os condutores de motociclos não devem fazer este tipo de manobras perigosas.

Até porque o Código da Estrada determina que as ultrapassagens têm obrigatoriamente de ser realizadas pela esquerda.

Um motociclista que seja apanhado a ziguezaguear no trânsito entre filas de veículos poderá ser obrigado ao pagamento de uma coima, já que só poderá ir para uma via à direita, quando o fluxo de trânsito é grande, quando for para mudar de direção, parar ou estacionar.

Coima pode ir aos 600 euros por serpentear filas

O motociclista infrator que for apanhado a realizar manobras tidas como perigosas, como são as de serpentear entre filas no trânsito, podem ser obrigados ao pagamento de coimas que vão dos 120 aos 600 euros, como refere o Código da Estrada.

Coima pode ir aos 1250 euros por ultrapassar pela direita

O agente da autoridade poderá ainda aplicar uma coima se a ultrapassagem não for feita pela esquerda. Nesse cenário, a coima poderá ser entre os 250 e os 1250 euros.

Deste modo, é importante que todos os motociclistas circulem com respeito pelas regras de trânsito e não coloquem em risco a segurança dos próprios e também dos restantes utilizadoras das vias.

Assim, circule com precaução e tenha paciência mesmo quando as filas de trânsito parecem mais demoradas.

E em caso de acidente, se este acontecer em autoestradas, tipicamente locais com várias filas de trânsito, saiba como agir corretamente.

Em destaque

Subir