Ciência

Sabe o que é a Lua azul? Ou vê logo à noite ou adia para 2018

Logo à noite vai ocorrer uma ‘Lua azul’, um fenómeno que só poderá voltar a ver em janeiro de 2018. Como ocorre de três em três anos, a exibição desta noite será para recordar.

Mas o que é, afinal, a ‘Lua azul’?

Embora o satélite natural da Terra não ganhe uma cor azulada, foi o termo técnico cunhado para referir um fenómeno natural que só ocorre de três em três anos.

Assim, se perder a ‘Lua azul’ desta noite, só poderá voltar a vê-la em janeiro de 2018, de acordo com as previsões do Observatório Naval dos EUA.

O fenómeno acontece quando num mês ocorrem duas luas cheias. Como o ciclo lunar é de cerca de 28 dias, para ocorrer uma ‘Lua azul’ é necessário que no mês mesmo ocorra uma lua cheia logo nos primeiros dias, como aconteceu agora em julho, quando houve lua cheia no dia 2.

Os registos mostram que a última ‘Lua azul’ ocorreu a 31 de agosto de 2012, ou seja, há quase três anos.

E, recorde-se, não se deixe enganar pelo nome: a Lua vai aparecer esta noite com o ‘vestido’ do costume: em tons de cinza e prata.

O nome de ‘Lua azul’ ficou popularizado quando o fenómeno coincidiu com situações anomais, como excesso de poeira ou fumo na atmosfera, que tornaram o ar mais azulado.

Em destaque

Subir