Nas Notícias

Sabe a que horas de sexta-feira começa o fim de semana no imaginário luso?

praia 1 Segundo um estudo da Budget Rent a Car, o fim de semana começa às 13h45 de sexta-feira, para os portugueses. A empresa analisou sete países da Europa e chegou a outras conclusões interessantes: um terço dos inquiridos esquece o trabalho ao início da tarde de sexta-feira, mas ao sábado e ao domingo não resiste a consultar o e-mail profissional.

A Budget Rent a Car levou a cabo um estudo em sete países da Europa (Portugal, Alemanha Espanha, França, Holanda, Itália e Reino Unido) para perceber diversas questões relacionadas com o fim de semana e definiu o momento os cidadãos começam a pensar nos dias de descanso.

Essa pesquisa da empresa de aluguer de automóveis – que resulta de inquéritos a mais de 7000 pessoas – conclui a 13h45 de sexta-feira é o momento (médio) em que os portugueses desligam do trabalho e ligam o ‘modo’ fim de semana.

Ainda durante a refeição, o trabalho preenche o imaginário dos portugueses, mas depois da última garfada desse almoço de sexta-feira já só se pensa no descanso de sábado e de domingo.

Mas se acha que os portugueses são o povo que mais antecipa o fim de semana desengane-se, porque os espanhóis começam a pensar nele logo às 10h10 da manhã. Já os italianos são aquele que se ‘libertam’ de uma semana de trabalho mais tarde: apenas às 19h36.

O inquérito da Budget Rent a Car também tentou analisar as seguintes questões: que gastos durante o fim de semana; qual o fim de semana que consideram bem passado; qual a razão pela qual não podem desfrutar desse período do modo que definem como ideal.

Para conseguir estas respostas, a empresa de aluguer de automóveis estabeleceu uma parceria com os utilizadores da rede social Instagram, através da qual foi possível capturar imagens em simultâneo em todos os países envolvidos no inquérito.

Desse modo conseguiu-se saber, através de imagens, o que é considerado o fim de semana em grande naqueles países da Europa.

Quanto a gastos, saiba que os britânicos são os que maior disposição apresentam, para gastar nestes dias de descanso: 208 euros em média. Os portugueses desenham um fim de semana de 167 euros, enquanto os alemães se ficam pelos 138 euros.

O fim de semana ideal é, para a maioria, estar com a família e com os amigos: cerca de 43 por cento das respostas apontam neste sentido.

Mas, para os inquiridos, visitar um local que desconhecem também seria importante.

Por outro lado, um terço preferiria fazer uma curta viagem a um local com clima atrativo.

Apenas 14 por cento admite que não conseguiu desfrutar de um fim de semana com estas características no último ano. A causa, para 27 por cento, foi precisamente o trabalho.

Outro dado curioso deste inquérito da Budget Rent a Car prende-se com essa ligação ao trabalho. Um em cada três inquiridos admite que, durante o fim de semana pelo qual tanto anseia, consulta o email profissional.

Em destaque

Subir