Tecnologia

Saab retoma produção graças a financiamento da Hawtai

Saab retoma a produção automóvel, dentro de poucos dias, graças a um financiamento obtido junto da Hawtai. Com um investimento de 150 milhões de euros, esta empresa chinesa assegura a sustentabilidade da marca, a médio prazo. Negócio aguarda pareceres de diversas entidades, mas vai avançar.

Um acordo estratégico com uma empresa da China permitiu à Saab ultrapassar os problemas financeiros de médio prazo, sendo que as máquinas voltam a produzir automóveis dentro de muito poucos dias.

A Hawtai investirá 120 milhões de euros na Saab, valor ao qual se juntam 30 milhões provenientes do contrato de empréstimo que a Spyker estabeleceu com a Gemini. No total, são 150 milhões que permitem a sustentabilidade de médio prazo.

Os 120 milhões provenientes da Hawtai convertem-se em 29,9 por cento de participação na Spyker e numa aliança que inclui fabrico, tecnologia e distribuição para o mercado chinês.

Deste modo, a Saab aguarda o consentimento do governo chinês, Banco Europeu de Investimento e do Gabinete da Dívida Nacional Sueca, para que possa concretizar o plano de financiamento e retomar já a produção. Esta formalidade não deve impedir o negócio.

Em destaque

Subir