Nas Notícias

Sá Fernandes: “Houve provas arrasadoras para condenar Afonso Dias”

justicaO advogado da família de Rui Pedro, Sá Fernandes, revela que esta absolvição do Tribunal de Lousada “mata qualquer hipótese de se saber o que aconteceu ao Rui Pedro”, porque “Afonso Dias já percebeu que a estratégia do silêncio dá frutos”. Sá Fernandes aponta a “anulação do julgamento” como certa.

Revoltado com a decisão do Tribunal de Lousada, que absolveu Afonso Dias, o advogado da família de Rui Pedro disparou em todas as direções: à decisão do Tribunal, aos inspetores da Polícia Judiciária que prestaram depoimento e ao próprio julgamento, que “tem de ser anulado”.

“O Tribunal dá como provado o básico da acusação, mas não dá crédito à Alcina Dias e aos pais do Rui Pedro. Isto é ostensivamente ilegal. Assim, nunca se saberá a verdade. Afonso Dias já percebeu que a estratégia do silêncio dá frutos”, afirmou Ricardo Sá Fernandes.

O advogado considera que o Tribunal “deu como provado que o Afonso solicitou uma ida do Rui Pedro para ir às prostitutas, algo que o Afonso sempre negou”. Por outro lado, o tribunal “deu como provado que o Rui Pedro entrou no carro do Afonso, algo que o Afonso sempre negou”.

Nesse sentido, diz Sá Fernandes, “esta decisão é surpreendente”, porque “dá como provado o que a acusação sempre sustentou e a defesa sempre negou, mas conclui que o encontro entre a prostituta terá sido com outro rapaz”.

“Houve provas arrasadoras para condenar o Afonso”, defende o advogado da família de Rui Pedro, que realça o papel da prostituta de prestou declarações: “Alcina Dias é uma mulher corajosa, que conta a verdade e não tem vergonha da profissão que tem”.

Por outro lado, Sá Fernandes critica os inspetores da Polícia Judiciária: “A invocação das declarações dos inspetores da Polícia Judiciária é ilegal e implicará a anulação desde julgamento”.

“Ou o Tribunal da Relação admite uma renovação da prova na Relação, para que possam ser ouvidas as pessoas que estão relacionadas com o episódio da ida às prostitutas, ou tem de anular este julgamento”, adverte o advogado.

Sá Fernandes considera que é “absolutamente inadmissível e ilegal que o Tribunal se baseie nas declarações da Polícia Judiciária”. E avisa: “A saga deste julgamento não terminou. É triste que os processos se eternizem e que as pessoas sintam uma sensação de incerteza e descrédito na Justiça”.

Sobre a família do Rui Pedro, o advogado – que fala no dia “mais frustrante” da sua carreira –, “está como imaginam que estejam…”. O advogado, no entanto, abomina as tentativas de agressão que ocorreram à saída do Tribunal de Lousada.

Logo após a absolvição de Afonso Dias, determinada pelo Tribunal de Lousada, o advogado de acusação, Sá Fernandes, revelou que iria recorrer da decisão. O tio de Rui Pedro revela que o coletivo de juízes “inventou uma tese alucinante”, ao sublinhar, no acórdão, que Rui Pedro esteve com a mãe depois de se encontrar com Afonso Dias. “Eu sempre disse que, se todos mantivessem o que foi dito na fase de inquérito, o arguido seria absolvido”, afirmou Paulo Gomes, advogado de defesa de Afonso Dias.

A absolvição de Afonso Dias determinada pelo coletivo de juízes do Tribunal de Lousada, que ilibou o réu do crime de rapto qualificado, provocou a medida imediata por parte da acusação, que vai recorrer da sentença.

Em destaque

Subir