Tecnologia

Ryzen é o processador da AMD que pretende tirar a Intel do conforto

Quando se fala em produtividade de um computador e renderização, principalmente, é inevitável não falar nos processadores da Intel, particularmente no i7, a gama que reúne os melhores e mais poderosos processadores da marca.

A AMD sempre foi o grande concorrente da Intel, mas perdeu o comboio na última década, tempo em que, literalmente, andou a dormir. A marca há mais de uma década que não consegue beliscar a Intel, resumindo o seu investimento aos mercados emergentes e processadores para gaming.

Mas, esta história está perto de levar um grande volte-face, e tudo por culpa do AMD Ryzen, o mais recente processador que pretende beliscar o sucesso da Intel. Segundo testes de benchmark independentes, o AMD Ryzen bate praticamente todos os processadores Intel Core i7.

O AMD Ryzen tem um clock de 3.4GHz, divididos por oito núcleos e 16 threads. Tem uns impressionantes 20 megas de cache. Também o seu IPC (comunicação entre processos) foi significativamente melhorado, fazendo com que este supere, quase por metade, o melhor processador da AMD até ao momento, o FX-8370.

Se até agora era a própria AMD a dizer que que este processador ia rivalizar com o Core i7 (temos sempre que desconfiar da autocritica), agora é a revista francesa, Canard PC Hardware que dá conta das capacidades do Ryzen.

A revista fez vários testes de benchmark e de todos os resultados, só o Core i7 6900K bate este novo processador da AMD. Mas atenção! O clock do processador utilizado pela Canard PC operava apenas entre os 3.15GHz e 3.3GHz, não chegando aos 3.4GHz com que o mesmo vai chegar ao mercado.

Ainda é muito cedo para se tirar conclusões, mas fica a espectativa de vermos, finalmente, um processador da AMD voltar a rivalizar com a Intel. Só falta saber o preço do mesmo e perceber se a política da AMD vai continuar nos preços competitivos.

Em destaque

Subir