Nas Notícias

Ryanair assegura que 75 por cento dos pilotos irlandeses estão a trabalhar apesar da greve

A companhia aérea Ryanair assegurou hoje que, apesar da greve convocada pelos pilotos contratados diretamente na Irlanda, 75 por cento destes profissionais “estão a trabalhar normalmente”, com os primeiros voos da manhã a partirem a horas.

“Boas notícias: todos os 28 primeiros voos da manhã em Dublin saíram à hora prevista, possibilitando que as famílias viajassem em férias”, refere a Ryanair numa nota publicada na rede social ‘Twitter’.

De acordo com a transportadora aérea, isso aconteceu “devido ao esforço da maioria (75 por cento) dos pilotos, que estão a trabalhar normalmente”, segundo a publicação feita naquela rede social.

Na semana passada, os pilotos contratados diretamente pela Ryanair na Irlanda, cerca de uma centena, informaram que vão voltar a fazer greve nos dias 20 e 24 de julho, depois de a paralisação anterior ter afetado cerca de 5.000 passageiros.

A estes protestos de 24 horas da Associação de Pilotos Irlandeses de Linhas Aéreas (IALPA), filiada no sindicato Fórsa, vão seguir-se as greves dos tripulantes de cabine da Ryanair em Portugal, Espanha, Bélgica e Itália nos próximos dias 25 e 26 de julho.

No dia em que foi divulgada a greve de hoje, a Ryanair instou os pilotos a regressarem à mesa de negociações para abordar os “onze pedidos chave” do sindicato, que incluem, entre outros, o reconhecimento da antiguidade como critério de promoção e a introdução de um sistema que regule a mobilidade entre as bases da companhia aérea.

A companhia, sediada em Dublin, sublinhou que a IALPA não conseguiu avanços depois da paragem de 24 horas convocada para quinta-feira da semana passada, que provocou o cancelamento de cerca de 30 dos 290 voos programados, todos entre a Irlanda e o Reino Unido.

Os cerca de 5.000 clientes afetados receberam a devolução do preço do bilhete ou foram reencaminhados para outros voos para chegar ao destino.

Segundo a companhia aérea, o protesto da IALPA teve um impacto limitado graças, também, aos “esforços da maioria” dos pilotos que trabalharam na quinta-feira “com normalidade”, numa referência ao resto dos pilotos na Irlanda, cerca de 250, que estão contratados através de agências ou são autónomos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias