Mundo

Rússia pode cortar Internet mundial, alerta general britânico

A acontecer, seria uma ameaça à “nossa forma de vida”, à seguraça e economias mundiais. Stuart Peach, chefe do Estado Maior General das Forças Armadas do Reino Unido, teme que a Rússia corte os cabos submarinos responsáveis por 97 por cento das comunicações mundiais.

O aviso de Stuar Peach surge após terem sido detetados vasos de guerra da Rússia, com regularidade, nas zonas onde se situam os cabos submarinos do Atlântico Norte.

De acordo com um grupo de especialistas de centro direita do Reino Unido, citados pelo The Guardian, estes cabos, que ligam a Europa à América do Norte, são responsáveis por 97 por cento das comunicações mundiais e por transações diárias no valor de 10 biliões de dólares – cerca de 8,5 biliões de euros.

Ora, esses cortes teriam um impacto “potencialmente catastrófico” para a economia mundial e para o modo de vida de milhões de pessoas.

“Há um novo risco para a nossa forma de vida, que é a vulnerabilidade dos cabos que atravessam os fundos marinhos”, afirmou Stuart Peach durante um discurso no Royal United Services Institute, centro de reflexão britânico sobre segurança e defesa.

“Podem imaginar um cenário onde esses cabos sejam cortados ou interrompidos, o que afetaria imediatamente, e potencialmente catastróficamente, tanto a nossa economia como outros modos de vida, se fossem perturbados”, vinca Stuar Peach.

Apontado como próximo líder do comité militar da Nato, Stuar Peach alerta ainda para a “ameaça da modernização da armada russa, tanto de submarinos e navios nucleares convencionais”, destacando o perfeccionismo dos russos em “capacidades não convencionais e a guerra de informação”.

“Por isso, temos que continuar a desenvolver as nossas forças marítimas com os nossos aliados, com os quais estamos a trabalhar proximamente, para igualar e perceber a modernização da frota russa”, conclui.

O jornal Independent dá conta de um relatório realizado por um conservador britânico, Rishi Sunak, onde mostra a facilidade com que os cabos submarinos do Atlântico podem ser facilmente danificados por um caçador de pesca ou submarinos.

Em destaque

Subir