Mundo

Rússia organiza em setembro as maiores manobras militares desde a Guerra Fria

A Rússia organiza em setembro as maiores manobras militares desde os anos 1980, que vão mobilizar quase 300.000 militares e unidades da China e da Mongólia, anunciou hoje o ministro da Defesa russo.

“Vai parecer Zapad-81, mas mais imponente de uma certa maneira”, disse o ministro, Serguei Shoigu, referindo-se às manobras militares de 1981 na Polónia, as maiores alguma vez realizadas pela então União Soviética.

Os exercícios militares Vostok (leste) 2018 realizam-se entre 11 e 15 de setembro na Sibéria Oriental e no Extremo Oriente e vão contar com a participação de unidades das forças armadas chinesa e mongol, precisou o ministro, citado pelas agências russas.

“Mais de 1000 aviões e cerca de 300 mil militares, ou seja, praticamente todas as forças dos distritos militares Centro e Oste” vão participar nas manobras.

“Imaginem 36 mil engenhos militares a deslocarem-se em simultâneo: tanques, blindados de transporte de tropas, veículos de combate de infantaria. E tudo isso, claro, numa situação tão próxima de uma situação de combate quanto possível”, disse Shoigu.

Em 2017, os exercícios Zapad (oeste) mobilizaram 12 700 militares na Rússia e na Bielorrússia, segundo Moscovo.

Segundo a NATO, esses exercícios foram minimizados por Moscovo, tendo envolvido mais de 100.000 homens.

Em destaque

Subir