Desporto

Rússia já apresentou a sucessora da vuvuzela

A vuvuzela é coisa do passado e, a partir do próximo ano, a moda consistirá em duas colheres de madeira juntas e viradas para o lado de fora. Uma nova forma de fazer muito barulho durante o Mundial 2018.

Em 2010, o Mundial na África do Sul foi o pioneiro das vuvuzelas, aquelas trombetas de plástico que faziam demasiado barulho e irritavam quase toda agente.

Contudo, esse instrumento faz parte da história do futebol, pelo que será reinventado na Rússia. Tradicionalmente, estas colheres são utilizadas pelos grupos de música tradicional do país e nas lojas de lembranças.

Sergei Nugmánov é o autor deste novo instrumento, reutilizando as colheres de madeira, que deverão soar como as castanholas espanholas.

“Somos um país musical, e além disso achamos uma ótima ideia identificar o Campeonato do Mundo com um instrumento típico do país”, disse.

Aliás, a ideia agradou tanto ao presidente Vladimir Putin, que decidiu investir mil rublos, cerca de 17 mil euros, para que o projeto musical fosse desenvolvido.

Em destaque

Subir