Cultura

Rússia de fora do Festival Eurovisão da Canção

Julia Samoilova, a concorrente escolhida para representar a Rússia no Festival Eurovisão da Canção, foi proibida de entrar na Ucrânia, país anfitrião do evento, pelo que fica assim fora da competição.

A televisão pública ucraniana noticiou que a concorrente não poderá marcar presença no evento, em maio, porque, de acordo com os serviços de segurança, atuou “ilegalmente” na Crimeia após “a ocupação da região pela Rússia”, em 2014.

“Foi confirmada à UER que as autoridades ucranianas emitiram uma proibição de viajar para a artista russa escolhida para a Eurovisão, Julia Samoylova, uma vez que foi julgada por ter violado a lei ucraniana ao entrar na Crimeia”, explicou a organização do evento em comunicado, sublinhando que é fundamental “respeitar as leis locais do país de acolhimento”.

“Estamos profundamente desapontados com esta decisão porque consideramos que vai contra o espírito do concurso e a noção de inclusão que está no centro dos nossos valores. Vamos continuar o diálogo com as autoridades ucranianas com o objetivo de garantir que todos os artistas podem atuar na 62.ª edição do Festival Eurovisão da Canção”, pode-se ler no documento.

A Ucrânia foi a grande vencedora da edição do ano passado e o ‘The Guardian’ noticiou que o país iria impedir a entrada dos cantores russos que fossem considerados anti-ucranianos. De uma lista de 140 artistas russos proibidos de entrar na Ucrânia, o nome de Julia Samoilova constava dessa mesma lista.

Os dois países estão a atravessar uma tensão política, desde a anexação da Crimeia pela Rússia em março de 2014.

A edição deste ano ocorrerá em Kiev, na capital da Ucrânia, no mês de maio.

Em destaque

Subir