Mundo

Rússia dá por concluída ofensiva do regime no sul da Síria

Um alto responsável militar russo deu hoje por concluída a ofensiva do regime sírio para retomar todo o sul do país e anunciou que o próximo objetivo é Idleb (norte), último reduto da oposição armada e dos ‘jihadistas’.

“No decurso do último mês realizou-se uma operação única do género para aniquilar os grupos armados ilegais nas províncias de Deraa, Quneitra e Sueida, no sudeste do país”, disse à imprensa em Moscovo o chefe de operações do Estado-Maior russo, o general Serguei Rudskoi.

As tropas russas destacadas na Síria “realizaram ações nas zonas controladas pela oposição moderada para pacificar os grupos armados ilegais e restabelecer o controlo governamental”, acrescentou.

Aos grupos armados naquela região foi dada a opção de depor armas e beneficiar de uma amnistia ou serem retirados, junto com as suas famílias, para a província de Idleb, último bastião dos rebeldes no país.

Segundo Rudskoi, mais de 4.300 combatentes da oposição moderada foram retirados para aquela província, vizinha da Turquia e na qual estão estacionadas forças turcas cuja saída será negociada com Ancara para que as forças do regime sírio possam controlar a região.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou hoje em Singapura que agora falta “acabar com os terroristas que ainda permanecem, em particular em Idleb”, uma das quatro zonas de distensão definidas pela Rússia, Irão e Turquia nas negociações que mantiveram no quadro do chamado processo de Astana.

As três províncias do sul também integravam essas zonas, assim como Gouta Oriental, recuperada pelas forças do regime em abril.

Lavrov considerou por outro lado que os Estados Unidos e o Ocidente podem fazer mais para ajudar a reconstruir a Síria e melhorar as condições de vida da população.

O chefe da diplomacia russa lamentou que tanto a União Europeia como os Estados Unidos estejam apenas dispostos a dar “ajuda humanitária básica”, mas que estejam “relutantes em relação a reconstruir infraestruturas”, necessárias à reinstalação das pessoas.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homeRússiaSíria

Artigos relacionados

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias