Fórmula 1

Rumores, conjeturas e protestos rodearam o GP dos Estados Unidos

O Grande Prémio dos Estados Unidos não se resumiu à luta em pista. Houve muito mais a decorrer nos bastidores da prova disputada no Circuito das Américas.

Os percalços e erros que Sebastian Vettel protagonizou durante o fim de semana do Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1 continuam a dar que falar.

Sebastian Vettel (GER) Ferrari SF71H.
21.10.2018. Formula 1 World Championship, Rd 18, United States Grand Prix, Austin, Texas, USA, Race Day.
– www.xpbimages.com, EMail: [email protected] – copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Charniaux / XPB Images

A colisão com Daniel Ricciardo e consequente pião no começo da prova custaram ao alemão da Ferrari uma provável subia ao pódio em Austin, sendo que alguns apontam causas para uma certa falta de concentração do germânico nas provas mais recentes.

O canal italiano Sky refere que Vettel estará a atravessar problemas familiares. “Não podemos dizer nada mais porque são assuntos pessoais”, justificam na estação televisiva.

Contudo fora da pista também se jogou uma questão de natureza técnica, mas não menos polémica, nomeadamente naquilo que têm a ver com o sistema de bateria híbrido utilizado pela Ferrari. Algo que a equipa sempre alegou ser completamente legal.

Aliás, a equipa de Maranello ‘respondeu’ apontando às rodas utilizadas pelos Mercedes e aos orifícios existentes nas jantes. Uma assunto que a Ferrari terá levado muito a sério dias antes do Grande Prémio norte-americano, com Mattia Binotto a ter alegadamente preparado um protesto para ser apresentado após a corrida.

Segundo o jornal brasileiro Globo, a Mercedes terá levado a ameaça a sério e colocado silicone nos orifícios da jante. E isso pode ter explicado o recuo da Ferrari em relação ao protesto.

“Temos uma luta em mãos e vamos continuar a dar o nosso melhor para alcançar os dois títulos”, assumiu entretanto Toto Wolff, o chefe da Mercedes, pensando já naquilo que pode suceder no próximo fim de semana no Grande Prémio do México, onde um sétimo lugar dá a Lewis Hamilton a tão ambicionada quinta coroa mundial.

Em destaque

Subir