TV

Rumor de tumor cerebral é falso: Vaticano frisa que o Papa está bem

O rumor tornou-se tão intenso que o Vaticano foi obrigado a emitir um esclarecimento. O Papa Francisco não tem um tumor cerebral, garantiu a Santa Sé. O Quotidiano Nazionale, que só publicou a notícia por não ter “a menor dúvida” da mesma, respondeu que a negação “era esperada”.

Começou por ser um rumor, tornou-se notícia nas páginas do Quotidiano Nazionale e obrigou o Vaticano a publicar um desmentido: o Papa Francisco tem um tumor cerebral. Não tem, garantiu a Santa Sé.

O jornal italiano referiu hoje que o clérigo argentino, de 78 anos, ficou a saber no início deste ano que tinha “uma pequena mancha negra” no cérebro.

O diagnóstico terá ocorrido durante a consulta feita por Takanori Fukushima na clínica San Rossore di Barbaricina, perto de Pisa.

Ainda de acordo com o Quotidiano Nazionale, o médico japonês terá dito ao Papa que não seria necessária uma cirurgia, pois o tumor era tratável.

Mas esta notícia, segundo o Vaticano, é falsa, “totalmente infundada” e até “seriamente irresponsável”.

“A publicação de notícias totalmente infundadas sobre a saúde do Papa por um jornal italiano é seriamente irresponsável e não merecedora de atenção”, criticou o Vaticano, num comunicado assinado pelo porta-voz Federico Lombardi, lembrando que, “como é do conhecimento de todos, o Papa continua a realizar todas as suas atividades sem interrupções”.

O Quotidiano Nazionale não perdeu tempo a responder à Santa Sé, assegurando que só publicou a notícia por não ter “a menor dúvida” de que a mesma é verdadeira.

“Esta negação era esperada e compreensível”, salientou o diretor do jornal, Andrea Cangini: “Esperámos muito tempo antes de publicar a notícia de modo a confirmar todas as informações e não temos a menor dúvida de que a informação é verdadeira”.

Certo é que foi o próprio Papa Francisco a ajudar à viralização do boato. Em entrevistas recentes, o sumo pontífice declarou, já por várias vezes, que acredita ter apenas alguns anos de vida pela frente.

Em destaque

Subir